Durante a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prêmio do Canadá, Max Verstappen teve que ir até os mecânicos, que alteraram o motor de seu RB20. Suspeitou-se inicialmente de uma nova unidade de potência, já que a Red Bull acabara de anunciar através da FIA que tinham colocado uma nova PU naquela ocasião. Mas o conselheiro da equipe, Helmut Marko, traz boas notícias para os torcedores do holandês.
“Não, este não é um motor novo, mas sim um motor antigo”, disse ele ao Motorsport.com. A propósito, esse anúncio não foi nenhuma surpresa, já que é normal que as equipes façam suas voltas com um motor “velho” na sexta-feira de um fim de semana de GP, sobretudo se um PU novo for usado no fim de semana.
Assim, para descobrir precisamente qual era o problema do carro de Verstappen, o motor será desmontado completamente para o GP de Silverstone, revelou Marko. O que é certo é que está no lado elétrico do motor. Uma desvantagem adicional dos problemas foi que Verstappen não conseguiu fazer qualquer medidor em Montreal. “Para encontrar um bom acerto, esperemos que o treino final seja seco. Se conseguirmos pelo menos um treino seco, não precisa ser tão doloroso ainda”, acrescentou Marko.
Houve também um aspecto positivo. O conselheiro indicou no Canadá que, depois de todos os problemas em Mônaco, foi encontrado algo que deve ter sido a causa. “Não acho que esteja necessariamente no DNA do nosso carro. É mais uma combinação de fatores. Pelo menos no momento parece melhor do que em Monte Carlo”, afirmou ele.