Menu
in

F1 hoje: Lando Norris faz alerta a FIA sobre mudança na regra de limites de pista

Norris defende a necessidade do uso do bom senso para que os pilotos não sejam desencorajados de tentar ultrapassagens na Fórmula 1

Lando Norris, piloto da McLaren.

Lando Norris (Reprodução / X - @McLarenF1)

Lando Norris chamou atenção da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para a possibilidade de tornar as corridas de Fórmula 1 ‘chatas’. Para o piloto da McLaren, a chance se deve as punições aos pilotos por ultrapassarem os limites da pista após cometerem erros na disputa por posições. 

O alerta de Norris é feito dias após ele mesmo ser alvo de uma penalidade de cinco segundos por ultrapassar os limites da pista após uma tentativa fracassada de ultrapassar Max Verstappen no GP da Áustria.

+ Lando Norris admite frustração com Max Verstappen após acidente

Para Norris, é necessário usar o bom senso para que os pilotos não sejam desencorajados de tentar ultrapassagens.

“É bastante ridículo, para ser honesto. Tentei fazer uma ultrapassagem, travei, saí da pista, e tentei evitar a zebra. Então, imediatamente, devolvi a posição para Max, então provavelmente perdi um segundo e meio ao fazer isso. Claramente, isso não é uma penalidade. Perdi tempo ao fazer tal coisa. Essas coisas vão evitar que as pessoas corram. Se vocês não querem que corramos e não querem que eu tente ultrapassar e tenham uma corrida chata, então podem ter essas regras”, disparou Norris.

“Tenho certeza de que é algo que já foi mencionado, porque há uma diferença entre sair da pista e ganhar uma vantagem e sair porque você cometeu um erro bobo e não julgou algo perfeitamente. O fato de você ser punido por isso, especialmente em uma situação de corrida, especialmente quando eu já perdi ainda mais tempo, simplesmente não faz sentido. Então, é algo que espero que eles corrijam rapidamente”, acrescentou.

Yuki Tsunoda, da RB, endossou o alerta de Lando Norris. O piloto japonês lembrou ter sido penalizado por uma infração semelhante no GP da Espanha.

“Em Barcelona, acho que saí da pista na Curva 1 porque estava disputando com outro carro e fui forçado a sair. Obviamente, peguei a rota de fuga certa para voltar à pista ao lado do bollard e segui as regras, mas eles consideraram isso como uma penalidade de limites de pista”, disse Tsunoda.

“Quero dizer, eu não ganhei nada. Obviamente, deixei o carro passar e, no final, voltei atrás do carro. Já tinha duas ocasiões [antes] e eles contaram isso como limites de pista. Eu não consigo entender por que usamos isso como limites de pista. É simplesmente ridículo, essa regra”, completou.

Escrito por Danielle Barbosa

Jornalista.

Leave a Reply

Sair da versão mobile