O início do GP da Bélgica de Fórmula 1 se aproxima. Com os primeiros treinos livres nesta sexta-feira (26), a corrida principal está marcada para a manhã de domingo (28).
F1 AO VIVO: horários e programação do GP da Bélgica
Quem busca seguir fazendo história é Lewis Hamilton, da Mercedes. Na etapa passada, na Hungria, se isolou ainda mais no ranking de mais pódios da categoria, com 200. Agora, mira igualar a marca de Ayrton Senna no circuito de Spa-Francorchamps.
O britânico possui quatro vitórias no GP da Bélgica, mesmo número que Jim Clark, nos anos 1960, e Kimi Räikkönen, na primeira década do milênio. Por outro lado, o ídolo brasileiro ficou com o 1º lugar em cinco oportunidades: 1985, 1988, 1989, 1990 e 1991. O líder do quesito é o lendário Michael Schumacher, com seis.
Do atual grid da F1, Hamilton é o piloto com mais triunfos. Max Verstappen, da Red Bull, vem logo atrás, tendo levado a melhor nas últimas três edições. Charles Leclerc, da Ferrari, e Daniel Ricciardo, da Visa Cash App RB, também venceram uma vez cada.
Temporada da F1
De olho no tetracampeonato, Verstappen lidera a classificação com 265 pontos. O vice é Lando Norris, da McLaren, com 189, e Leclerc fecha o pódio, com 162. Em sua última temporada na Mercedes, Hamilton, acertado com a Ferrari para 2025, aparece em 6º, com 125 pontos.
A prova da Bélgica é a última antes da parada de verão da Fórmula 1. Depois, a categoria retorna somente em agosto, mais precisamente no dia 25, com GP da Holanda, casa do atual tricampeão, Verstappen.