Menu
in

F1 hoje: Norris afirma que amizade com Verstappen não atrapalha em duelos nas pistas com o holandês

Piloto britânico é acusado pelos críticos de facilitar para o rival da Red Bull

Lando Norris, McLaren, Fórmula 1

Lando Norris, (Reprodução X - McLaren)

Não é novidade que Lando Norris desenvolveu um vínculo estreito com Max Verstappen. Assim, o britânico tem sido apontado constantemente como uma opção para substituir Sergio Pérez na Red Bull após 2024. No entanto, para muitos, o jovem piloto costuma relaxar em duelos contra o holandês, principalmente após a McLaren voltar a se tornar uma força competitiva.

Apesar dos comentários, Norris rejeitou a ideia de que torna a vida de Verstappen mais fácil no combate roda a roda. Dessa forma, ele afirmou que gerencia cada situação nas pistas de modo individual.

“Acho que uma das áreas em que fiz um bom trabalho este ano foi ao ler as situações em que estou, sabendo contra quem estou correndo e contra quem não estou. Eu sei que é uma corrida no final do dia, mas a probabilidade de perder uma posição para Max em Austin, e como competi com Lewis [Hamilton] versus como competi com Max, no final eu meio que sabia que iria perder posições para ambos”, iniciou o britânico.

“Essa não é uma atitude ruim, é apenas ser realista e honesto sobre as situações em que estou. A chance de manter Max para trás era basicamente zero. Ele foi muito rápido, a degradação dos pneus – não sei se alguém viu este ano – foi muito melhor do que todos”, acrescentou o piloto da McLaren.

Norris: “Me dá mais vontade de derrotar alguém se sou amigo dele”

As críticas em relação a Norris começaram nos EUA, quando o jovem ofereceu pouca resistência a Verstappen. Por outro lado, ele fez jogo duro contra Lewis Hamilton. Contudo, o britânico se explicou e disse que não faz sentido estragar seus pneus e prejudicar suas perspectivas ao tentar resistir a um piloto que provavelmente o ultrapassará.

“Não adianta arruinar a longevidade da sua corrida tentando competir com uma pessoa que tem 99% de chance de vencê-lo porque está em um carro mais rápido. Quando Lewis me ultrapassou [em Austin], faltavam seis voltas para o final ou algo assim. Ele estava com pneus mais novos, então talvez ainda não fosse o melhor motivo para correr contra ele, mas havia muito mais chances de mantê-lo para trás do que jamais houve com Max”, avaliou o jovem de 24 anos.

“Se eu tivesse corrido com Max, teria usado muito mais pneus porque ele foi muito mais rápido. Eu apenas teria prejudicado minha capacidade de estender um período ou apenas comprometeria mais minha própria corrida do que a beneficiaria. Acho que esse foi apenas um dos casos em que fiz mais bem do que não na escolha de minhas batalhas”, afirmou o piloto da McLaren.

Além disso, Norris deixou claro que o seu forte relacionamento com Verstappen o deixa ainda mais motivado para derrotá-lo.

“Eu adoraria ser mais enérgico e ter uma defesa melhor? Absolutamente. Tipo, por que eu não faria isso? Adoro correr e é isso que quero fazer. Não quero nunca ceder posição a ninguém! Principalmente Max!”, disse o britânico.

“As pessoas de fora são muito rápidas em julgar novamente por que eu não [correria forte com Verstappen]. [Eles dizem], ‘ah, é porque ele é amigo do Max’ e todas essas coisas. O que não poderia ter menos a ver com isso. Na verdade, me dá mais vontade de derrotar alguém se sou amigo dele do que se não sou”, finalizou Norris.

Leave a Reply

Sair da versão mobile