Não é exagero diz que Lewis Hamilton abriu o mercado de motores de olho na próxima temporada. Ainda em fevereiro, o corredor da Mercedes acertou com a Ferrari para 2025.
A escuderia vermelha atualmente conta com Charles Leclerc e Carlos Sainz. O espanhol deixará a equipe e certamente seguirá na Fórmula 1, resta saber onde. George Russell ainda não tem seu próximo companheiro definido.
Quem comentou sobre o mercado de motores foi Guanyu Zhou. O chinês possui contrato com a KICK Sauber até o fim do ano e deve ter uma mudança de ares. Ainda, acredita que Hamilton “antecipou as coisas” nas negociações.
“O que Lewis fez provavelmente complica um pouco mais pessoas como Carlos. Nesta temporada, com as vagas disponíveis, é sempre o caso de começar a conversas com as pessoas mais cedo. Se demorar muito ou se só tiver uma opção, acho que pode ficar sem tempo ou sem perspectivas. Você acaba ficando preso. Aqui (Sauber) ainda é uma das opções, mas também estou pensando no que é melhor para o meu futuro. Não quero ser o caro que está esperando pela confirmação nos assentos porque obviamente é uma situação diferente dos últimos anos. Neste ano, quero ser o cara que está tentando tomar essa decisão, fazendo as coisas mais rápido que os outros”, detalhou.
Um exemplo do que Zhou disse é seu próprio companheiro de escuderia. Com vínculo até o término do calendário, Valtteri Bottas foi flagrado no motor home James Vowles, chefe de equipe da Williams, durante o GP de Ímola há duas semanas.
Além de Hamilton, a única transferência confirmada na Fórmula 1 para 2025 é a de Nico Hülkenberg, hoje na Haas, rumo à Sauber, que se tornará Audi na temporada seguinte.
Mercado de motores promete agito
Além de Zhou e Bottas, uma série de pilotos terão seus contratos encerrados ao final do ano. São eles: Sergio Pérez, da Red Bull, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, Esteban Ocon e Pierre Gasly, da Alpine, e Kevin Magnussen, da Haas.
Temporada da F1
Atual tricampeão da categoria, Max Verstappen, da RBR, lidera a classificação com 169 pontos. O vice é Charles Leclerc, da Ferrari, com 138. Os pilotos voltam às pistas somente no próximo fim de semana para o GP do Canadá.