Como aconteceu no segundo treino livre, o piloto holandês da Red Bull, Max Verstappen se destacou no GP de Miami. O atual campeão da Fórmula 1 foi líder no terceiro e último treino livre da etapa durante o sábado (06). O piloto da Red Bull também evitou problemas com a concorrência de rivais e chegou na marca de 1m27s535 após melhorar 1s5 do próprio ritmo que havia estabelecido anteriormente, porém uma penalidade o mandou diretamente para a 9ª colocação.
Como foi a classificação do GP de Miami?
Em dia com menos movimentos, sete pilotos estavam na pista nos minutos iniciais do segundo treino livre. Posteriormente, no decorrer da sessão, outras equipes com seus respectivos pilotos apareceram. No entanto, o problema não foi para Max Vestappen, que apesar da concorrência colocou 0s6 de vantagem sobre Leclerc. O fim abrupto do treino foi aproveitado pelo seu colega de treino que largará na pole.
O segundo colocado, Charles Leclerc da Ferrari, não teve nem chance de aproximação. Essa tentativa de reduzir o tempo fez com que o piloto monegasco acabasse rodando e eliminasse a chance de Max Verstappen melhorar o seu treino.
Também da Red Bull, o piloto mexicano Sergio Pérez acabou precisando entrar na briga com a Ferrari. Além de Charles Leclerc na classificação, Carlos Sainz também chegou a liderar a classificação momentaneamente, mesmo com o esforço para reduzir espaço e segundos, o time italiano não conseguiu se aproximar do piloto mexicano que será líder na corrida americana.
Fernando Alonso e Lance Stroll que começaram o campeonato bem, acabara perdendo espaço para rivais no meio do grid. Portanto, Alfa Romeo, Haas e Williams integraram o restante do top 10 que foi diversificado, incluindo George Russell que apenas alcançou uma 5ª colocação.
Alpine chegou próximo aos tempos apresentados pela Red Bull, mesmo estando com compostos médios. Gasly surgiu posteriormente atrás de Pérez na parte final e terá uma das suas melhores largadas na temporada 2023, graças à bandeira vermelha que mudou por completo a situação do grid em relação ao segundo treino livre.
Finalmente, Mercedes e McLaren não tiveram o final de semana esperado com melhoria, já que não alcançaram performance que tivessem uma evolução como foi na última sexta-feira (05). A equipe austríaca teve um melhor resultado, uma sexta colocação.
Por que Max Vestappen não largará na pole?
Apesar de um segundo treino livre espetacular, Max Verstappen não largará na primeira colocação no GP de Miami. Acontece que, o piloto mexicano aproveitou uma bandeira vermelha no final da Q3 para conseguir chegar na pole. Charles Leclerc foi o motivo da sinalização da pista, pois rodou durante o treino, encerrando precocemente a corrida.
Com Max Verstappen prestes a encerrar as suas voltas de treinamento, o piloto holandês não teve a oportunidade de tentar uma nova volta que permitisse uma melhor classificação. Principalmente porque estava tentando realizar uma volta ainda mais rápida, o holandês havia falhado na primeira volta do Q3 e não teve tempo de recuperação, levando-o ao 9º lugar.
Sergio Pérez já havia feito uma volta mais rápida que Max Verstappen, assim como outros rivais que o levaram a obter uma melhor classificação no GP de Miami, veja como ficou a classificação.
Largada para o GP de Miami
- Sergio Pérez – Red Bull;
- Fernando Alonso – Aston Martin;
- Carlos Sainz – Ferrari;
- Kevin Magnussen – Haas;
- Pierre Gasly – Alpine;
- George Russell – Mercedes;
- Charles Leclerc – Ferrari;
- Esteban Ocon – Alpine;
- Max Vestappen – Red Bull;
- Valteri Bottas – Alfa Romeo;
- Alexander Albon – Williams;
- Nico Hulkenberg – Haas;
- Lewis Hamilton – Mercedes;
- Guanyu Zhou – Alfa Romeo;
- Nyck de Vries – AlphaTauri;
- Lando Norris – McLaren;
- Yuki Tsunoda – AlphaTauri;
- Lance Stroll – Aston Martin;
- Oscar Piastri – McLaren;
- Logan Sargeant – Williams;
GP de Miami
Assim, o primeiro prêmio americano deve contar com emoções fortes entre os pilotos da Fórmula 1. O GP de Miami será disputado no Autódromo Internacional de Miami e é a 5ª etapa da temporada 2023. A primeira vez que a corrida aconteceu foi em 2022 e o vencedor foi Max Verstappen.
Com 57 voltas, a pista de Miami conta com um comprimento de 5,412 kms, sendo que a melhor volta marcada no GP de Miami de F1 foi de 1m31m61s em 2022. A corrida será no domingo (07), às 16h30 (horário de Brasília), e será transmitida pela Band Sports para os fãs do automobilismo.