Menu
in

Pilotos da Red Bull fazem alerta para o futuro da Fórmula 1

Sergio Pérez e Max Verstappen comentaram sobre a dificuldade de ultrapassagens

Pilotos da Red Bull fizeram análise de situação atual da F1

Foto: Bryn Lennon/Getty Images / Grande Prêmio

Uma das principais críticas de fãs do automobilismo nas corridas da temporada 2023 é a falta de ultrapassagens. As possibilidades que levaram a menos ação deste tipo dentro das pistas são diversas, mas normalmente são oriundas a adequações do novo regulamento, especificamente a redução em transpoitting e a geração de downforce. Esta questão foi amplamente abordada por ambos os pilotos da Red Bull antes do GP de Miami, entenda declarações.

Red Bull afirma que Fórmula 1 terá menos ultrapassagens

Como sempre, as mudanças no regulamento propostas pela FIA são fatores que criam bastante polêmica ao longo da temporada. Com a diminuição de diferenças orçamentárias, produzindo um meio-de-grid extremamente competitivo, a competição entre equipes se viu reduzida a apenas detalhes.

Em contrapartida, algumas questões como a batalha de ultrapassagens tem preocupados os amantes das pistas. O GP de Azerbaijão deixou esta questão nítida, a corrida de rua que conta como principal característica a sua volatilidade e as chances de remontar classificações, foi sem brilho, gerando debate sobre a zona de DRS na reta principal de Baku.

Em entrevista, a dupla de Red Bull, Verstappen e Pérez acreditaram que a DRS do RB19 foi altamente eficiente, permitindo maior velocidade que seus rivais. Porém, também reconheceram que as novas adequações garantem que as ultrapassagens não sejam tão simples, devido ao downforce extra que as equipes criaram nos veículos da Fórmula 1, Sergio Pérez foi claro sobre o assunto:

– Sinto que este ano certamente se tornou um pouco mais difícil (ultrapassar). Esses carros estão gerando um pouco mais de downforce e, ao gerar esse pouco mais de downforce, o carro de trás se esforça um pouco mais para seguir. Então, na minha opinião, não foi a coisa certa encurtar o DRS, porque está ficando mais difícil de ultrapassar do que no ano passado, então é algo que devemos revisar.

Em contrapartida, o bicampeão da Fórmula 1, o piloto holandês Max Verstappen, concorda, mas acredita que há outros fatores. Em entrevista garantiu que o peso cada vez maior dos carros, chegando a 798 kg em 2023, além das suspensões rígidas, tem feito com que remontar não seja tão fácil quanto antes:

– Sim, como Checo disse, acho que quanto mais downforce gerarmos, é claro, sempre será a cada ano, se você mantiver as regras iguais, continuará sendo mais difícil de passar. Por causa do peso dos carros que temos hoje em dia, porque estão bastante pesados, em baixa velocidade é um pouco mais difícil de acompanhar. Assim que você tem um pequeno momento com esse peso, torna-se uma derrapagem maior, é mais difícil para os pneus, então você superaquece mais os pneus.

A leitura de Max Verstappen da Red Bull sobre os carros e a dificuldade da ultrapassagem foi enfática:

– E também com esses novos tipos de carros, você tem que manter a linha, enquanto eu me lembro de 2015 ou 2016, às vezes você podia pegar algumas linhas diferentes, você podia rodar em uma zebra porque os carros eram muito, bem, não suaves, mas ainda eram muito mais suaves do que o que temos agora. E você poderia fazer alguns tipos diferentes de técnicas e linhas, mas isso é muito, muito difícil hoje em dia poque os carros simplesmente não permitem isso.

Red Bull hoje

Embora ambos pilotos da Red Bull façam uma leitura onde acreditam que há diversos fatores nas novas regras da FIA que eliminam a possibilidade de mais ultrapassagens, ambos têm se beneficiado das alterações e contam com o veículo mais competitivo. Os resultados na temporada 2023, mostram que a equipe está longe de perder a sua hegemonia. A

As quatro corridas da temporada 2023 foram vencidas por um dos pilotos da Red Bull. Até o momento, Max Verstappen se encontra como líder com 93 pontos, completando 2 vitórias e 4 pódios. Por sua vez, o piloto mexicano Sergio Pérez conta com 87 pontos com 2 vitórias e 3 pódios até o momento.

Na classificação dos Construtores da Fórmula 1, Red Bull lidera com folga com 180 pontos garantindo 4 vitórias e 7 pódios até o momento. Na próxima corrida, no GP de Miami, por conta de uma precoce bandeira vermelha na classificação, Max Verstappen largará na 9ª colocação, já Sergio Pérez inicia a corrida na pole position, a previsão é que continuem tentando se manter no topo enquanto Aston Martin, Mercedes e Ferrari entram na briga para garantir pódios e pontos.

Escrito por Beatriz Ojeda

Leave a Reply

Sair da versão mobile