Max Verstappen, raramente perde posições entre o começo e o fim de uma corrida de Fórmula 1 (F1). No entanto, foi exatamente isto que ocorreu no domingo (21) após o Grande Prêmio da Hungria.
Depois de largar em terceiro, o atual tricampeão mundial completou a última volta em quinto lugar. O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton e Charles Leclerc por razões estratégicas.
Mercedes e Ferrari fizeram pit stops antes da Red Bull. E foram mais rápidas nas liberações dos pilotos. Com isso, Verstappen já estava atrás quando voltou à pista.
Em comunicação via rádio com o engenheiro Giampiero Lambiasi, o competidor desabafou.
“Vocês me deram essa m… de estratégia, ok? Estou tentando recuperar o que nos resta. Car…”, disparou.
As ofensas foram comentadas pelo chefe da equipe taurina, Christian Horner. “Verstappen estava frustrado e isso é compreensível”, iniciou.
“Ele tem uma linha de comunicação direta com o próprio engenheiro. Isso é algo que será discutido internamente”, explicou Horner.
“Eles estão juntos há oito anos. Há detalhes que poderíamos ter feito melhor e que falaremos como escuderia”, reforçou.
Além das reclamações, Max Verstappen se envolveu num acidente. O holandês tentou ultrapassar Lewis Hamilton durante a volta 63.
Contudo, as rodas entraram em contato. Com isso, o veículo da Red Bull foi catapultado. Leclerc aproveitou a chance e ultrapassou.
“Se tivéssemos feito a ultrapassagem naquele momento, poderíamos ter tentado uma das McLarens. Leclerc nos alcançou”, analisou Horner.
“Acho que o acidente com Hamilton é a maneira certa de analisar. O carro sofreu alguns danos após ser catapultado. Foi uma corrida frustrante”, definiu.
Red Bull lidera F1 e vive jejum
A empresa de bebidas tem 389 pontos no campeonato de construtores, 51 a mais que a vice-líder, McLaren. O atual tricampeão da categoria, Max Verstappen, lidera o torneio entre pilotos.
No entanto, a Red Bull vive um jejum de vitórias na F1. A escuderia não sobe no lugar mais alto do pódio desde o GP da Espanha, isto é, há três rodadas.
“Percebemos que precisamos melhorar o desempenho e todos trabalham nesse sentido. Por isso vamos ter discussões a portas fechadas”, declarou Horner.
O GP da Bélgica é a próxima corrida de F1. O evento está marcado para ocorrer nesta semana, nos dias 26, 27 e 28 de julho.
“Max Verstappen sabe exatamente o que é exigido. Confiamos no julgamento dele”, concluiu o chefe da Red Bull.