Os holofotes da F1 estão voltados para as ruas do Principado de Mônaco neste final de semana, mas a direção da principal categoria do automobilismo ainda se movimenta para auxiliar Emilia-Romagna por conta das fortes chuvas que assolaram a região onde tradicionalmente é disputado o GP de Ímola.
Em mais uma ação de apoio às vítimas das inundações, a F1 Authentics informou que irá leiloar os troféus da corrida que acabou não acontecendo, e todas as cifras serão repassadas para a Agência Regional de Segurança Territorial e Proteção Civil de Ímola.
Anteriormente, a F1 já havia doado R$ 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,3 milhões na cotação atual), e ofertado toda a comida do paddock para a região. Nesta nova ação, os quatro troféus que seriam entregues no último final de semana – três para os melhores no grid final, e o da equipe vencedora – serão leiloados. O Automóvel Clube da Itália e Formula Imola ficarão encarregados da missão.
A Pirelli, fornecedora de pneus da F1 ofertará um troféu em formato de pneu, que é sempre entregue ao pole position, assinado por todos os 20 pilotos da categoria, como mais um objeto para ser leiloado e ter as cifras revertidas na recuperação da região.
HISTÓRIA NA F1
O cancelamento do GP de Ímola foi o primeiro da história da Fórmula 1 a ser cancelado por conta de um cenário climático. Toda a tragédia registrada na região italiana provocou 14 mortes e milhões de desabrigados. A decisão pela não realização da corrida foi comunicada no dia 17 de maio, após consenso entre pilotos e equipes.
Diante do calendário apertado, é muito provável que o GP de Emilia-Romagna não seja mais realizado em 2023. A próxima prova da temporada tem largada neste domingo (28), às 10h (de Brasília), com Max Verstappen largando na pole.