Gabriel Bortoleto divulgou nesta segunda-feira (27) que correrá pela Invicta Virtuosi Racing na Fórmula 2 na próxima temporada. Assim, o piloto será companheiro de equipe do indiano Kush Maini, que faz parte da academia da Alpine.
O anúncio veio por meio de um comunicado oficial, onde Bortoleto falou sobre as suas metas para a primeira temporada na F2.
“Estou muito animado em anunciar que na temporada de 2024 estarei competindo com a Invicta Virtuosi Racing na Fórmula 2 da FIA. Eles têm um histórico de vitórias, tendo garantido três vezes o vice-campeonato no campeonato de equipes e, juntos, nosso o objetivo será buscar as melhores posições para a equipe”, iniciou o brasileiro no comunicado.
“Em 2023, eles conquistaram pole positions e vitórias, e espero construir uma história forte e consistente com eles ao longo do ano. Teremos um carro novo no campeonato e nosso primeiro desafio será nos adaptarmos com rapidez e eficiência para começar o ano em alta”, acrescentou Gabriel Bortoleto.
“Venho de uma temporada de crescimento pessoal significativo, culminando com o título da FIA F3. Espero continuar esse processo de evolução como piloto em 2024 e naturalmente me tornar um piloto vitorioso nas próximas etapas da minha carreira”, finalizou.
Chefe da Virtuosi elogia Gabriel Bortoleto
Após o anúncio, Andy Roche, chefe da Virtuosi, falou sobre a adição de Gabriel Bortoleto a sua equipe. Além disso, ele também destacou as qualidades do brasileiro e a conquista da Fórmula 3.
“Estamos muito satisfeitos por ter Gabriel Bortoleto se juntando a nós em sua temporada de estreia na Fórmula 2. Sua consistência ao longo de sua campanha de estreia na Fórmula 3 impressionou a todos e lhe rendeu uma vitória convincente e merecida no campeonato. Isso foi reconhecido pelo mundo da F1 quando ele se tornou piloto de desenvolvimento da McLaren”, começou Roche.
“Gabriel nos visitou em nossa base em Norfolk e manteve contato desde que assinou. Ele deixou uma boa impressão em todos aqui e rapidamente se tornou parte da equipe. Ficamos impressionados com sua adaptação à Fórmula 3 e, como todos, estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer em 2024, à medida que continua a aprimorar e aumentar seu já admirável conjunto de habilidades”, finalizou.
Por fim, Bortoleto fez sua estreia nos monopostos no ano de 2020 no Campeonato Italiano de F4, onde venceu as etapas de Monza e Mugello. Em seguida, ele teve uma passagem pela Fórmula Regional European by Alpine – FRECA nos anos de 2021 e 2022. Contudo, somente em 2023 o piloto foi para a Fórmula 3 com a equipe Trident.
Vale lembrar também que Gabriel Bortoleto se tornou membro da academia de desenvolvimento da McLaren e é agenciado pela A14 Management, empresa de Fernando Alonso.