Protagonista na disputa pelo título na temporada 2023 da Fórmula 2, o dinamarquês Frederik Vesti vivenciou o cenário de extremos no GP de Monza. Depois de ter vencido a corrida 2, diminuindo a vantagem para o francês Théo Pourchaire, o jovem viu o cenário se inverter neste domingo (03), ficando fora do pódio, enquanto rival pelo título terminou em segundo.
Restando apenas duas corridas e uma sprint pela frente, os dois estão separados por apenas sete tentos. Apesar do cenário decisivo, Vesti não se mostra fechado para falar sobre o futuro. Questionado sobre uma eventual subida para a Fórmula 1, o dinamarquês abriu o jogo, em entrevista ao site “GPblog”.
“Não sei (futuro). Estou na F2 agora e meu foco é chegar à Fórmula 1. Espero que a Mercedes possa me ajudar a fazer isso em um futuro próximo. Vou dar o máximo, dentro e fora da pista, para conseguir isso”, afirmou Vesti.
Correndo pelo título da categoria de jovens, Vesti fará uma participação nos treinos livre do GP de México, programado para o dia 27 de outubro, em movimentações que antecede a realização do circuito de Interlagos, no Brasil.
Essa será a primeira vez que Vesti terá a oportunidade de correr em uma sessão oficial de F1. No ano passado, o piloto de 22 anos dirigiu o Teste de Jovens Pilotos com a Mercedes, em Abu Dhabi.
Nas movimentações de bastidores, os rumores dão conta de que Kimi Antonelli, de 17 anos, que integra a Mercedes Junior Team, deve aparecer na Prema da Fórmula 2 em 2023, fazendo dupla com Oliver Bearman, de 18 anos. Neste cenário, Vesti ficaria sem vaga na categoria.
O calendário da Fórmula 2 termina somente no dia 26 de novembro, com o GP de Abu Dhabi. Com isso, haverá um longo hiato até a prova decisiva, que definirá o título. Certamente, especulações em torno do futuro vão correr intensamente.
No pleito pelo título, Théo Pourchaire lidera com 191 tentos, seguido de Vesti, que aparece com 166 tentos, e Ayumu Iwasa, terceiro colocado, tendo 152 pontos. Somente os três possuem chances matemáticas de conquistar o campeonato na temporada 2023.