Menu
in

Brasileiro agenciado por Fernando Alonso pode ter conquista inédita na Fórmula 3; saiba mais

Gabriel Bortoleto por muito pouco não conquistou o título inédito para o Brasil da Fórmula 3 neste fim-de-semana, na Bélgica

Reprodução/Instagram Gabriel Bortoleto

Por um triz, Gabriel Bortoleto não antecipou a conquista da Fórmula 3 em 2023. Assim, o jovem piloto brasileiro de 18 anos não conseguiu pontuar na sprint e na corrida principal do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, neste fim-de-semana.

Enquanto Bortoleto não completou a corrida sprint no sábado (29), na prova deste domingo (30) o paulistano da equipe Trident chegou na 11ª colocação. Desse modo, o brasileiro terminou a etapa na Bélgica com 38 pontos na frente do segundo colocado, restando apenas 39 em disputa. Ou seja, faltou apenas dois para que celebrasse o título da Fórmula 3 com uma rodada de antecipação.

Assim, Gabriel Bortoleto manteve os 144 pontos, seguindo na dianteira do campeonato. O novo vice-líder é o estoniano Paul Aron, que agora tem 106, contra 105 do espanhol Josep María Martí, os únicos que ainda podem impedir a conquista da Fórmula 3 pelo brasileiro. Mas a festa de Bortoleto é apenas questão de tempo.

Afinal, Paul Aron ou Martí precisariam de um milagre na última etapa da Fórmula 3 no GP de Monza, entre 1º e 3 de setembro. Para alcançarem Bortoleto, seria necessário um dos dois marcar a pole, a volta mais rápida e ainda ganhar as duas corridas. Além disso, o paulistano não poderia pontuar em ambas. Ou seja, o cenário é praticamente impossivel.

Enquanto a sprint da Fórmula 3 foi vencida pelo brasileiro Caio Collet, a corrida 2 teve como ganhador o britânico Taylor Barnard. Gabriel Bortoleto pode ser o primeiro brasileiro a ser campeão da nova Fórmula 3, que iniciou em 2019 em substituição à antiga GP3, que se fundiu com o Campeonato Europeu de F3.

Quase campeão da Fórmula 3, Bortoleto é agenciado por Fernando Alonso

Assim, o paulistano é apadrinhado por Fernando Alonso. O piloto espanhol da Aston Martin, bicampeão mundial de Fórmula 1, agencia Bortoleto através de sua empresa A14, em que gerencia sua carreira.

Então, Bortoleto revelou que recebe muitas dicas e conselhos de Alonso. “Eu aprendo muito com ele. Modo de pilotagem, jeito que ele chega no final de semana, como ele conhece as pistas, ele sempre tenta passar a experiência dele para os pilotos da A14. E eu fico muito feliz de fazer parte da A14 por exatamente esse motivo, ele consegue passar muita experiência para a gente, o que vai acontecer na pista no final de semana, mais ou menos aderência, quando chove ou não. E eu acho isso muito positivo da parte dele”, disse Gabriel Bortoleto, em entrevista para a revista Forbes.

Escrito por Marco Andrews Felgueiras Maciel

Jornalista formado pela PUCRS em 2007 e pós-graduado em Imprensa Esportiva e Assessoria de Comunicação pela Universidade Castelo Branco. Atuei na web-rádio Voz do Futebol e escrevo para o Torcedores.com desde 2022, além de colaborar para o site Nas Pistas a partir de 2023. Também edito o SAMBARIO, voltado para carnaval e sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Ainda fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Leave a Reply

Sair da versão mobile