A Fórmula 3 é uma categoria de corrida de terceiro nível que utiliza veículos monopostos e faz parte da “família Fórmula 1”, pois é também organizada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Este campeonato atual começou a ser disputado da forma que conhecemos em 2019, servindo como uma categoria de apoio tanto para a Fórmula 1 quanto para a Fórmula 2, ambas também regulamentadas pela FIA. A F3 atual surgiu da fusão entre dois campeonatos de terceiro nível, a GP3 Series e a Fórmula 3 Europeia, sendo oficialmente anunciada em 10 de março de 2018.
De acordo com informações da Wikipédia, a competição faz parte do plano de consolidação do “Caminho Global da FIA”. Ao contrário do antigo campeonato europeu, a categoria é realizada exclusivamente em apoio às corridas de Fórmula 1, assim como a Fórmula 2.
A FIA estabeleceu que o custo operacional por temporada, conhecido como “SOC” (Season Operational Cost), não deve exceder 800 mil euros, o que é considerado justo dada a qualidade dos carros e as pistas em que a categoria compete.
Todos os campeões da Fórmula 3
Até o momento, em cinco temporadas disputadas, nunca tivemos um bicampeão na categoria. Portanto, os holofotes do automobilismo se voltam anualmente para a Fórmula 3, em busca da próxima promessa que merecerá atenção nos anos seguintes, da mesma forma que acontece com os campeões da Fórmula 2.
A escuderia italiana Prema Racing tem sido a responsável por levar mais jovens talentos ao título do campeonato, sendo a equipe dos três primeiros campeões. Mais recentemente, a ART Grand Prix e a Trident Racing também conduziram seus pilotos à glória na categoria, respectivamente.
Dessa forma, abaixo estão listados todos os campeões da categoria desde a adoção de seu formato atual em 2019:
2019: Robert Shwartzman
Nação: Rússia
Equipe: Prema Racing
Na primeira temporada da atual Fórmula 3, Shwartzman foi um dos pilotos advindos da recém extinta F3 europeia, onde já corria pela Prema desde 2018.
Em 2019, já no novo formato, o russo manteve sua evolução e teve o prazer de concretizar seu título em casa, ao vencer na última etapa daquela temporada, na Rússia. Assim, o jovem marcou a história da categoria, se tornando o primeiro campeão da Fórmula 3 após sua mais recente reformulação.
Após seu título na F3 o russo recebeu em 2020 a oportunidade de migrar para a Fórmula 2 ainda pela Prema. Por lá ele conquistou o vice-campeonato em 2021.
Atualmente Robert Shwartzman tem 23 anos e é piloto de testes da Ferrari pela Fórmula 1, sendo uma das grandes apostas da tradicional escuderia para o futuro do automobilismo.
2020: Oscar Piastri
Nação: Austrália
Equipe: Prema Racing
Hoje um dos membros do grid da tão almejada Fórmula 1, Oscar Piastri foi o segundo campeão da Fórmula 3.
O australiano chegou oficialmente à categoria em 2020 para correr pela Prema. Logo ele mostrou seu exímio talento nas pistas e foi campeão na mesma temporada com duas vitórias e seis pódios em 18 corridas.
Após sua rápida e vitoriosa passagem pela F3, ele também migrou para a Fórmula 2 logo no ano seguinte, onde novamente foi campeão em sua temporada de estreia pela Prema Racing, com 252 pontos.
Atualmente Oscar Piastri tem 22 anos e corre pela McLaren na Fórmula 1, onde é tido como um dos pilotos de maior potencial de evolução no atual grid da categoria.
2021: Dennis Hauger
Nação: Noruega
Equipe: Prema Racing
O último piloto a usufruir da hegemonia da Prema Racing na Fórmula 3 foi o norueguês Dennis Hauger, ao vencer o campeonato de 2021 com duas corridas de antecedência.
Antes disso o piloto já acumulava uma passagem na categoria pela Hitech Grand Prix em 2020, onde terminou na 17ª colocação geral.
Após vencer a F3, Hauger foi mais um que obteve oportunidades na Fórmula 2 pela Prema. Atualmente ele continua na F2, mas pela MP Motorsport. O norueguês de apenas 20 anos também faz parte da academia de pilotos da Red Bull.
2022: Victor Martins
Nação: França
Equipe: ART Grand Prix
A hegemonia da Prema Racing no Mundial de Pilotos da Fórmula 3 chegou ao fim em 2022, quando foi a francesa ART Grand Prix que levou seu piloto ao título.
Victor Martins chegou à categoria em 2021, para correr pela MP Motorsport. No ano seguinte o jovem automobilista francês se transferiu para a escuderia de seu país e se sagrou campeão da F3.
Atualmente, cerca de um ano após seu título, ele possui 22 anos e agora faz parte do grid da Fórmula 2 pela Art Grand Prix. Martins também faz parte da academia de pilotos da Alpine.
2023: Gabriel Bortoleto
Nação: Brasil
Equipe: Trident Racing
Por fim, o mais recente campeão da categoria é o brasileiro Gabriel Bortoleto, que conquistou o título desta temporada no último dia 1 de setembro.
Antes de chegar à F3, Bortoleto começou sua trajetória no automobilismo pelo kartismo em 2012, quando disputou o Campeonato Sul-Brasileiro de Kart. Ele permaneceu na categoria até 2019.
Em 2020, o brasileiro chegou então à Fórmula 4 italiana para correr pela Prema. Em 2021 ele migrou para a Fórmula Regional Europeia, onde correu pela FA Racing, equipe ligada a Fernando Alonso. O piloto espanhol, inclusive, possui um excelente relacionamento e agencia atualmente a carreira de seu “pupilo” brasileiro.
Em setembro de 2022, o brasileiro participou do teste de pós temporada da Fórmula 3 pela Trident Racing. Pouco depois ele foi anunciado oficialmente pela equipe para a disputa do campeonato de 2023.
Dessa forma, Bortoleto conquistou o título da Fórmula 3 em seu ano de estreia pela categoria, com 164 pontos conquistados. O piloto de apenas 18 anos falou sobre a importância de sua conquista aos perfis oficiais da Fórmula 3.
Vivi aqui um fim de semana mágico e, com certeza, lembrarei desses dias o resto da minha vida.
Gabriel Bortoleto, após conquistar o título da Fórmula 3 de 2023.