O tradicional GP de Macau foi realizado na madrugada de sábado (18) para domingo (19), válido pela Fórmula 3. Um dos vitoriosos da etapa foi Ayrton Senna em 1983, além de Michael Schumacher sete anos depois.
Foi a 70ª edição do GP de Macau, que não contou pontos para o Campeonato Mundial de Fórmula 3, vencido pelo brasileiro Gabriel Bortoleto. A corrida na Ásia voltou a ser realizada pela F3 depois de quatro anos, devido às restrições causadas pela pandemia de covid-19. Ela ocorreu entre 2020 e 2022 pela Fórmula 4 chinesa.
Pole-position, o britânico Luke Browning (Williams Academy) dominou as 15 voltas da corrida desta temporada, vencendo os adversários de ponta a ponta.
Completaram o pódio do GP de Macau: o norueguês Dennis Hauger em segundo e o italiano Gabriele Minì na terceira colocação. Pela ordem, se classificaram no top-10: Mari Boya, Pepe Martì, Richard Verschoor, Isack Hadjar, Zane Maloney, Oliver Goethe e Laurens van Hoepen.
Em uma corrida marcada por batidas e entradas do safety-car, a prova seria interrompida com bandeira vermelha. A razão foi um forte acidente do estoniano Paul Aron na curva Paiol, na oitava volta. O carro da Prema Racing chegou a partir em dois, além de pegar fogo. A paralisação durou 55 minutos por conta do conserto das barreiras de proteção atingidas.
Na relargada, Browning conseguiu defender a liderança restando quatro voltas. O britânico de 21 anos manteve a dianteira até a bandeirada, que ocorreu com o safety-car na pista por conta de outra batida nos momentos finais.
Classificação do GP de Macau 2023
1º Luke Browning
2º Dennis Hauger
3º Gabriele Minì
4º Mari Boya
5º Pepe Martí
6º Richard Verschoor
7º Isack Hadjar
8º Zane Maloney
9º Oliver Goethe
10º Laurens van Hoepen
11º Sophia Flörsch
12º Roman Staněk
13º Dan Ticktum
14º Tommy Smith
15º Ugo Ugochukwu
16º Christian Mansell
17º Matías Zagazeta
18º Marcus Armstrong
19º Noel León
20º Max Esterson
Não completaram:
Nikola Tsolov
Sebastian Montoya
Charlie Wurz
Paul Aron
Dino Beganovic
Alex Dunne