Menu
in

A importância F4 BR e sua relação com o futuro das categorias brasileirias

Olá, leitores do Nas Pistas!

Quando se fala em Fórmula 4 logo se pensa na trilha que leva até a Fórmula 1. Com certeza um dos objetivos da F4 Brasil é formar talentos e facilitar seu progresso até a Europa e as principais categorias de monopostos do mundo.

No entanto, pouca gente imagina que além de formar pilotos para os monopostos e servir como um degrau até a F1, a categoria forma pilotos que serão profissionais independente de onde irão competir.

A F4 Brasil também servirá para abastecer as categorias nacionais, inclusive de turismo. A Stock Car já teve em seu grid metade dos pilotos formados pelas categorias de base como a Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-america, Chevrolet etc.

Atualmente vemos um legado da extinta F-Renault, com tricampeão Daniel Serra oriundo desta categoria. Ricardo Zonta, Alan Khodair, Gaetano Di Mauro, Nelsinho Piquet, Felipe Massa, Rubens Barrichello e outros jovens pilotos começaram suas carreiras nos monopostos nacionais e alguns deles fizeram a carreira no exterior e retornaram ao Brasil na Stock Car, alimentado o grid da maior categoria do automobilismo brasileiro.

Por isso a Fórmula 4 Brasil é importante não só para a formação de pilotos que vão para exterior, mas também formar pilotos de qualidade para alimentar o mercado de categorias nacionais.

Além de cumprir o papel de formação em monopostos, a categoria tem como missão formar pilotos profissionais, independente de onde irão correr. Tenho certeza que no futuro muitos dos meninos que hoje tem cerca de 16 anos estarão competindo nas categorias brasileiras de forma profissional e assim teremos feito nossa missão como categoria formadora.

Escrito por Eduardo Bassani

Leave a Reply

Sair da versão mobile