Menu
in

Em Mugello, Gabriel Gomez anota mais um pódio na F4 Italiana

Único brasileiro do grid é segundo pela manhã e quinto na corrida da tarde

Fotocar 13

Único brasileiro no concorridíssimo grid da F4 Italiana, o catarinense Gabriel Gomez garantiu neste sábado mais um troféu. Ele foi segundo colocado na corrida 1 em Mugello e quinto na segunda prova com o carro #78 da equipe US Racing. Nas duas, o catarinense de 18 anos de idade recebeu a bandeira quadriculada nas mesmas posições em que havia largado.

Mas isso não quis dizer que as provas foram livres de incidentes. As duas baterias em Mugello foram picotadas com interferências do carro de segurança, que abreviaram oportunidades de ataque do brasileiro aos pilotos da equipe Prema.

Pela manhã, Gomez duelou com o japonês Kean Nakamura Berta em duas ocasiões, com a mais clara logo na tomada da curva 1 após a largada. Nas relargadas, o concorrente foi sagaz para neutralizar ataques do campeão da Winter Series. Na corrida 2, a briga de Gomez foi com o americano Sebastian Wheldon. Novamente a principal oportunidade se apresentou na tomada da primeira curva. Foram duas chances claras, com o piloto junior da Andretti bloqueando roda na segunda. Gomez ainda tentou aplicar um “X”, mas o americano impediu a manobra no limite.

Com as duas corridas de Mugello, a quarta etapa do calendário, a F4 Italiana entrou na segunda metade da temporada. Gomez correu 11 provas e somou sete pódios, conquistando ao menos um troféu em cada uma das pistas por onde o disputado campeonato passou. Ele é terceiro na pontuação do campeonato, atrás de Nakamura e Wheldon.

Na largada pela manhã, o piloto da equipe fundada pelo ex-F1 Ralf Schumacher emparelhou depois de tracionar melhor no apagar das luzes e atacou por fora, mas Nakamura defendeu bem a posição colocando o carro no meio da pista.

A margem oscilou na casa de 1.5s nas primeiras voltas e caiu para zero na volta 4, quando foi ativado o carro de segurança para resgatar um carro que perdera a roda e estava parado no trajeto.

Após o resgate, a luz verde foi acionada na abertura da volta 5, com menos de 18 minutos restando para a abertura da volta final. Gomez reagiu bem à aceleração do lider e tentou entrar no våecuo na reta de mais de 1km, mas não teve a oportunidade de atacar na freada da curva 1. A prova então entrou em sua segunda metade com o mesmo panorama da primeira e Gomez em torno de 1s atrás do líder, com idêntica vantagem sobre o terceiro colocado.

Então o carro de segurança precisou intervir novamente, para neutralizar o pelotão enquanto um carro atolado numa das caixas de brita de Mugello era resgatado pela equipe de serviço.

A bandeira verde veio na abertura da volta 14 e desta vez Gomez conseguiu entrar no vácuo de Berta, que precisou defender a liderança na curva 1. No mesmo trecho, atrás houve contato entre dois competidores que acabaram na área de escape, sem a necessidade de retorno do safety-car (foi acionada bandeira amarela dupla no trecho apenas). 

Na última volta Gomez estava próximo de Berta na linha de chegada, mas sem a possibilidade de ataque na curva 1 pela amarela dupla. Ele então seguiu o japonês até a bandeirada, a 0.775s do pilota da Prema. Alex Powell, americano da equipe R-Ace integrante do programa de desenvolvimento da Mercedes, foi terceiro. Emanuele Olivieri e Luka Sammalisto completaram o top5.

Na corrida 2, Gomez alinhou o carro #78 em quinto no grid de largada. Ele atacou por fora em um 3-wide na primeira curva e chegou a lutar pelo terceiro lugar, mas, com o pelotão acomodado, finalizou a primeira volta em quinto.

Na abertura da volta 4, Gomez enquadrou Sebastian Wheldon no fim da reta e iniciou ataque. Mas a disputa foi interrompida após uma batida mais forte entre dois outro concorrentes, o que precipitou o ingresso do carro de segurança.

A relargada veio na abertura da volta 7, com pouco mais de 15 minutos restando no cronômetro regressivo. Gomez ensaiou ataque sobre Wheldon e ficou à mercê de Nakamura, mas fechou a porta para o líder do campeonato. Eis que começou a garoar em alguns trechos da pista, acrescentando drama à corrida. Mas a prova prosseguiu sem nova entrada do carro de segurança. Então no início da volta 12 Gomez novamente atacou Wheldon, que deixou a trajetória externa para o brasileiro na tomada da curva 1 e bloqueou roda tentando se defender de toda forma. O piloto da US Racing chegou a emparelhar tentando um “X” na curva 2, mas teve a porta trancada pelo americano da equipe Prema.

Então na penúltima volta outra vez houve contato entre dois competidores de meio de pelotão no fim da reta, demandando a entrada do safety-car, que permaneceu na pista até a bandeirada. Alex Powell ganhou de ponta a ponta, seguido pelo chinês Newman Chi e pelo holandês Reno Francot. 

A terceira prova do fim de semana em Mugello acontece neste domingo a partir das 05:40 pelo horário de Brasília. Gomez parte em quarto no grid. A prova terá transmissão ao vivo pelos canais digitais da F4 Italiana.

O que ele disse:
“Fico contente com mais um troféu na corrida 1 e o desempenho na corrida 2 também foi positivo. Tivemos bons resultados, com pontos importantes para o campeonato e sabemos que ainda temos alguns detalhes para melhorar no carro e tentar avançar na corrida do domingo. Agradeço a equipe por todo trabalho e vamos tentar buscar mais um troféu no domingo.”
Gabriel Gomez

F4 Italiana – Etapa 4 – Mugello – Corrida 1 (top5):
1. Kean Nakamura Berta (JAP)
2. Gabriel Gomez (BRA)
3. Alex Powell (EUA)
4. Emanuele Olivieri (ITA)
5. Luka Sammalisto (FIN)

F4 Italiana – Etapa 4 – Mugello – Corrida 2 (top5)
1. Alex Powell (EUA)
2. Newman Chi (CHN)
3. Reno Francot (HOL)
4. Sebastian Wheldon (EUA)
5. Gabriel Gomez (BRA)

F4 Italiana – Campeonato após 11 corridas (top5)
1. Kean Nakamura Berta (JAP) 198 pontos
2. Sebastian Wheldon (EUA) 154
3. Gabriel Gomez (BRA) 142
4. Emanuele Olivieri (ITA) 94
5. Alex Powell (EUA) 88

F4 Italiana – Etapa 4 – Mugello:
Domingo, 13 de julho
05:40 – Corrida 3 (30 min + 1 volta)

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile