A quinta etapa da temporada 2023 da Fórmula 4 Italiana, o mais disputado campeonato da categoria no mundo, foi disputada neste fim de semana no tradicional circuito de Paul Ricard, na pequena cidade de Le Castellet, no sul da França. E a brasileira Aurelia Nobels, que disputou uma corrida pela primeira vez na pista francesa, demonstrou evolução em seus resultados após um início complicado de ano, quando ficou fora de uma etapa no campeonato por causa de uma lesão no punho.
Neste fim de semana, Aurelia terminou a primeira prova do fim de semana com um top 15 e um desempenho bem consistente: na 14ª posição. Ela também foi a vencedora entre as mulheres inscritas na Fórmula 4 Italiana, feito que ela repetiu na terceira corrida do fim de semana, disputada na tarde deste domingo. A piloto Shell da equipe Prema Racing e vencedora da seletiva global FIA Girls on Track Rising Stars em 2022 inclusive ganhou elogios de seu time pelo bom ritmo apresentado na corrida 1.
“O sábado foi bem positivo. Consegui o 12º tempo na primeira classificação e vinha em uma boa volta no fim da segunda, quando uma bandeira vermelha encerrou a sessão e me deixou em 21º. Mas foi um desempenho consistente. Na corrida 1, consegui um bom resultado, cheguei na 14ª posição e venci entre as mulheres do campeonato. Neste domingo, infelizmente fui tocada logo no início da corrida 2, mas repeti a vitória entre as mulheres na terceira prova. Agora é trabalhar bastante na pausa da categoria para voltar ainda mais forte na próxima etapa, em Mugello”, disse Aurelia Nobels.
O ponto negativo do fim de semana foi a segunda corrida, disputada na manhã de domingo. A integrante do elenco de pilotos da Ferrari Driver Academy foi tocada ainda na primeira volta e acabou forçada a abandonar a corrida naquele momento. Mas nada que abalasse uma boa etapa no balanço geral para a piloto brasileira na França.
A temporada da Fórmula 4 Italiana terá agora a pausa para o verão europeu e voltará apenas no fim de semana dos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro, em Mugello, na região da Toscana, na Itália. Será a sexta e penúltima etapa do campeonato.