Menu
in

Gabriel Gomez corre em Mugello por mais pódios na F4 Italiana

Campeão da Winter Series, único brasileiro do grid de 40 pilotos é terceiro no campeonato, com 6 troféus em 9 provas

Foto por Fotocar 13

Mais disputado e tradicional campeonato de Fórmula 4 no mundo, a F4 Italiana realiza neste sim de semana no seletivo traçado de Mugello a quarta de suas sete etapas de 2025. São 40 competidores inscritos na etapa, representando bandeiras de países de todos os continentes e 12 das principais equipes formadoras de pilotos do mundo. O catarinense Gabriel Gomez, de 18 anos de idade, é o único brasileiro inscrito na etapa.

Gomez vem credenciado por resultados expressivos com a US Racing em 2025. Ele iniciou a temporada vencendo o campeonato da Winter Series com o time fundado pelo alemão Ralf Schumacher. Depois foi o único competidor da F4 Italiana capaz de desafiar a hegemonia da tradicionalíssima equipe Prema. Não por acaso, Gomez é terceiro colocado na tabela de pontos após três etapas.

Aconteceram 11 corridas no ano, uma vencida pelo brasileiro quando foi o maior pontuador do fim de semana da etapa 2 em Vallelunga. Todas as outras ficaram com pilotos Prema: seis com o japonês Kean Nakamura-Berta, líder do campeonato, três com o americano Sebastian Wheldon, que vem logo atrás, e uma com o chinês Newman Chi.

A F4 Italiana promove sete etapas ao longo do ano, com cada piloto correndo três vezes em cada uma delas, para um total de 21 provas. Mas são considerados para a pontuação final do campeonato os 16 melhores resultados de cada um. Ou seja, com cinco descartes programados após a etapa final, será a partir da segunda metade do calendário que os reais postulantes ao título vão despontar.

Pelo que mostrou até agora, Gabriel Gomez será um deles. Campeão da Winter Series, ele tem seis pódios em nove provas disputadas, tendo conquistado troféus nas três pistas por onde o campeonato passou (Misano, Vallelunga e Monza).

O competidor do carro #78 destacou ainda que, nos testes coletivos da semana passada em Mugello, chegou com o time de engenharia da US Racing a acertos eficientes tanto para a realidade da tomada de tempo quanto das corridas. Gomez acrescentou que são dados especialmente importantes, uma vez que, nesta semana, não acontecem os tradicionais testes coletivos de quinta-feira. Os carros aceleram apenas a partir de sexta, já em atividade oficial de treino livre. Então acontecem as duas tomadas de tempo, a primeira para estabelecer a ordem de largada da corrida 1, a segunda para formar o grid da corrida 2. O grid da corrida 3 é definido pelo ranking da segunda melhor volta de cada carro, em quaisquer das sessões de quali. O fim de semana terá duas corridas no sábado e a terceira no domingo, todas com transmissões ao vivo pelos canais digitais oficiais da F4 Italiana.


O que ele disse:
“Estou bastante animado, a pista de Mugello é muito rápida, com muitas curvas de alta e é uma pista maravilhosa de pilotar. Fizemos bons testes na semana passada, estávamos com um ritmo bom tanto nos testes de tomada de tempo, quanto em teste de ritmo de corrida. Ainda vamos trabalhar alguns detalhes para chegar no setup ideal para a corrida. Essa semana vai ser um pouco diferente, não teremos os treinos coletivos, então, vai ser a primeira etapa no ano que teremos direto na sexta dois treinos e a tomada de tempo, mas acredito que vai ser bom para nós adaptarmos rápido e ir pra cima na tomada de tempo. Agora é foco total na etapa e em buscar recuperar pontos em relação aos líderes, que é o mais importante agora nessa segunda metade da temporada.”
Gabriel Gomez

F4 Italiana – Etapa 4 – Mugello (Horários de Brasília):
Sexta-feira, 11 de julho
03:30 – 04:10 – Treino livre 1
06:55 – 07:35 – Treino livre 2
11:45 – 12:00 – Quali 1
12:10 – 12:25 – Quali 2

Sábado, 12 de julho
06:10 – Corrida 1 (30 min + 1 volta)
13:10 – Corrida 2 (30 min + 1 volta)

Domingo, 13 de julho
05:40 – Corrida 3 (30 min + 1 volta)


F4 Italiana – Classificação após 3 etapas (top5):
1. Kean Nakamura Berta (JAP) 165 pontos
2. Sebastian Wheldon (EUA) 136
3. Gabriel Gomez (BRA) 114
4. Salim Hanna (COL) 82
5. Emanuele Olivieri (ITA) 82

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile