Menu
in

Gabriel Gomez vence de ponta a ponta a corrida 1 da F4 Italiana em Ímola

Brasileiro saiu da pole na corrida 2, suspensa após acidente com 15 carros envolvidos na largada

Fotocar 13

Gabriel Gomez foi o nome da única corrida da F4 Italiana realizada neste sábado, liderando de ponta a ponta pela manhã. O vice-líder do campeonato não foi ameaçado nenhuma vez e soube controlar bem o pelotão em uma prova marcada por intervenções do safety-car.

A corrida 2 teve Gomez novamente largando da pole e ele foi impecável no salto inicial. Mas 17s depois de as luzes apagarem a direção de prova determinou bandeira vermelha após um incidente com 15 carros na largada.

Com a interrupção das atividades do sábado, a programação da etapa em Ímola segue normalmente neste domingo (3) com a realização da Corrida 3, na qual Gabriel largará da oitava posição, definida pela segunda melhor volta registrada nas sessões classificatórias, sendo determinado que a segunda corrida será realizada em outra data. Campeão da Winter Series e atual líder do campeonato da Euro4, o catarinense de 18 anos busca mais pontos importantes para seguir firme na briga pelo título da F4 Italiana.

As Corridas

Pela manhã, Gabriel reagiu bem ao apagar das luzes e chegou à variante Tamburello tranquilo na frente. Terceiro no grid, o colombiano Salim Hanna tracionou melhor que o japonês Kean Nakamura Berta, de modo que na primeira volta a disputa ficou entre os colegas da equipe Prema disputando de segundo a quinto lugares e com o brasileiro logo abrindo 0.9s.

Mas o safety-car logo foi ativado para resgate de dois carros de outra equipe que haviam colidido e parado no meio da pista na entrada da Rivazza, neutralizando a vantagem.

A prova foi reiniciada na abertura da volta 5, sob controle do carro #78 da US Racing. Ele tinha aberto mais de meio segundo sobre Hanna. E novamente o carro de segurança foi necessário para resgate de dois adversários com os carros danificados na área de escape da variante Tamburello.

A relargada veio na abertura da volta 10, com pouco mais de 5 minutos restando na contagem regressiva para a volta final. Gomez cravou o momento da aceleração e deixou a disputa novamente pelo segundo lugar entre Hanna, Nakamura e o ucraniano Oleksandr Bondarev. O catarinense logo abriu 0.7s sobre o colombiano, enquanto a corrida apresentava enroscos no meio e fundo do pelotão, incidentes contornados com bandeiras amarelas localizadas e sem a necessidade de nova entrada do carro de segurança.

Gomez abriu a volta final com 0.472 sobre Hanna e não deu margem ao concorrente para vencer novamente em 2025. Nakamura terminou em terceiro, com Bondarev e o holandês Reno Francot completando o top5.

Houve chuva entre as duas corridas, mas os carros alinharam com pneus slick e pista seca pela segunda vez no dia, novamente com o #78 na posição de honra do grid de 39 competidores. Bondarev era segundo, com Nakamura em terceiro na ordem de largada.

Como na primeira corrida, Gomez saltou com tranquilidade e não deu chance para ataques. Mas dois carros ficaram parados, um na segunda fila e outro no meio do grid. Ambos foram coletados por outros que vinham atrás, em acidente com múltiplos envolvidos.

A bandeira vermelha foi acionada antes mesmo de o catarinense contornar a variante Tamburello. Os carros entraram no pitlane e todos os 15 pilotos envolvidos nos incidentes regressaram caminhando para a área dos boxes em Ímola. A corrida então foi suspensa, uma vez que as regras locais impedem atividade de pista após as 18h e será realizada em outra data estipulada pela organização da categoria.

Com isso, toda a atenção se volta para a prova deste domingo (3), às 7h (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pelos canais digitais oficiais da F4 Italiana. 

O que ele disse:
Foi uma corrida bastante complicada por conta das várias entradas do safety car. Isso tornou difícil administrar os relargues, e em alguns momentos senti a pressão dos pilotos que vinham atrás. Consegui abrir certa vantagem, mas logo tivemos uma dupla bandeira amarela e precisei reduzir o ritmo, o que acabou aproximando novamente o pelotão. Ainda assim, fizemos uma corrida sólida, com um ritmo muito forte do início ao fim, e estou muito feliz com a vitória de hoje.”
Gabriel Gomez

F4 Italiana – Etapa 5 – Ímola – Corrida 1 (top5):
1. Gabriel Gomez
2. Salim Hanna
3. Kean Nakamura Berta
4. Oleksandr Bondarev
5. Reno Francot

F4 Italiana – Classificação (top5):
1. Kean Nakamura Berta 228
2. Gabriel Gomez 179
3. Sebastian Wheldon 155
4. Alex Powell 119
5. Salim Hanna 106

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile