Menu
in

Mais veloz no teste coletivo, Gabriel Gomez corre em Vallelunga mirando escalada na F4 Italiana

Fotocar 13

Após iniciar sua empreitada no Campeonato Italiano de F4 com um pódio na corrida de abertura, o catarinense Gabriel Gomez e a equipe US Racing desembarcam neste fim de semana na pista romana de Vallelunga mirando um avanço na tabela de pontuação.

Único brasileiro no grid de 41 competidores, o piloto de 18 anos de idade é sétimo na classificação e vem credenciado por uma performance invejável no teste coletivo realizado no mesmo autódromo na semana passada.

O campeão da Winter Series de 2025 foi o mais veloz da atividade, percorrendo 185 giros nos dois dias de treinos, para um total de 755,7 km acelerando com o time fundado pelo ex-piloto de F1 Ralf Schumacher. Foram coletados dados importantes da performance do carro, tanto para a tomada de tempo quanto para o setup de corrida.

A F4 Italiana é o campeonato mais forte do planeta na categoria e, como conta com mais de 40 inscritos, realiza suas etapas com os pilotos divididos em grupos em baterias eliminatórias, uma vez que as pistas não comportam todos para a disputa da grande final.

Eles são separados em dois grupos para os treinos livres e o quali e depois em mais três (grupos A, B e C) que correm duas vezes cada entre si. Os 35 mais bem colocados no resultado acumulado nas preliminares avançam para a final.

Neste cenário, a tomada de tempo ganha muita importância, para colocar um piloto à frente e potencialmente livre de enroscos de meio de pelotão nas preliminares. Paralelamente, um DNF por acidente ou quebra em alguma corrida antes da final impacta de maneira severa as ambições do competidor na etapa.

Na abertura do campeonato, há três semanas em Misano, Gomez acabou no grupo mais forte do quali. Seu tempo seria a pole no outro grupo, mas rendeu apenas o sexto lugar em sua série, fazendo o piloto largar em sétimo e oitavo lugares nas preliminares. Na primeira corrida, de pneus novos, Gabriel foi hábil nas voltas iniciais e avançou, terminando em terceiro lugar depois de punição aplicada a um adversário que havia recebido a bandeira quadriculada à sua frente. Na corrida 2, com pneus usados, o brasileiro terminou em sexto. 

Os resultados acumulados renderam a sexta posição no grid da final, com o carro #78 disputando posição de pódio na primeira volta quando foi tocado por um concorrente e caiu para décimo. Ele então tratou de recuperar terreno e acabou novamente atingido por outro carro em disputa pelo oitavo lugar, forçando a se retirar da prova principal. 

As atividades em Vallelunga começam nesta quinta-feira, com mais uma sessão de testes coletivos. Na sexta, acontecem mais dois treinos livres e o quali, que definirá o grupo dos pilotos nas preliminares, marcadas para sábado (duas) e para a manhã de domingo (uma). A prova final tem largada programada para as 10:30 (horário de Brasília) e todas as corridas são transmitidas ao vivo pelo canal oficial da categoria no Youtube.


O que ele disse:
“As expectativas para a etapa de Vallelunga são altas, fizemos bons testes semana passada, em várias situações e condições de pista. Estamos muito confiantes, apesar de ainda ser um pouco incerta as condições climáticas, mas estou confiando muito no trabalho da equipe e sei que temos um bom ritmo para enfrentar qualquer situação. Agora, é foco total para esta etapa e conquistar o máximo de pontos possíveis para subir na tabela do campeonato.”
Gabriel Gomez

F4 Italiana – Etapa 2 – Vallelunga (horários de Brasília)
Quinta-feira, 22 de maio
09:00 – Teste coletivo

Sexta-Feira, 23 de maio 
03:30 – Treino Livre 1 – Série 1
04:10 – Treino Livre 1 – Série 2
08:10 – Treino Livre 2 – Série 1
08:50 – Treino Livre 2 – Série 2
13:10 – Classificação – Série 1
13:40 – Classificação – Série 2

Sábado, 24 de maio 
07:10 – Corrida 1 (grupo B vs grupo C)  – 25 min + 1 volta
13:00 – Corrida 2 (grupo A vs grupo B) – 25 min + 1 volta

Domingo, 25 de maio 
04:00 – Corrida 3 (grupo A vs grupo C) – 25 min + 1 volta
10:30 – Final – 25 min + 1 volta

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile