Campeã de pilotos da F4 Brasil em 2024, a Starret Bassani F4 encerrou o primeiro dia de corridas de 2025 do mesmo jeito que concluiu a temporada anterior: no alto do pódio. O responsável por conduzir a equipe com sede em Itu (SP) para sua primeira vitória no ano foi o sorocabano Murilo Rocha, piloto de 15 anos de idade, que, no ano passado, havia corrido a etapa final no time chefiado por Eduardo Bassani.
Rocha liderou todas as voltas da corrida 2, fazendo valer a vantagem de largar na frente pela regra do grid invertido.
Outro grande destaque do time em Interlagos foi Pedro Lins, responsável por levar o carro #26 ao sexto lugar nas duas corridas de sábado.
Christian Helou foi 12º pela manhã em nono à tarde, enquanto Pedro Lima foi nono na corrida 1 e 13º na segunda.
Neste domingo acontece a corrida 3, com transmissão ao vivo pela Bandsports.
As corridas
Corrida 1
Lins em sétimo, Lima em nono e Rocha fechando o top10 no grid, com Helou em P13. No apagar das luzes vermelhas, a linha interna demorou a reagir e os três primeiros carros da equipe de Eduardo Bassani chegaram embolados ao fim da reta, mas conservaram suas posições.
A prova seguia em ritmo forte e, na volta 2, Lins era sexto e Lima sétimo. Rocha seguia em décimo e Helou quatro posições atrás.
Na volta 7, o carro #27, que havia anotado a pole e fora desclassificado por se apresentar abaixo da altura mínima prevista em regulamento, vinha rápido escalando o pelotão e já figurava em sétimo. Lins tentou acompanhar o ritmo, em sétimo, enquanto Lima estava logo atrás. Rocha seguia firme dentro do top10, com Helou realizando uma ultrapassagem para ser 13º.
A dez minutos do fim, com 14 voltas completadas, Lins era sétimo, duas posições à frente de Lima. Rocha havia caído para 11º e Helou seguia em 13º.
Outros competidores acabaram destroçando seus pneus em seguidas travadas de roda nas freadas mais fortes da pista, de modo que os carros da Starret Bassani, avançaram.
Lins abriu a volta final em sexto, Lima em oitavo, Rocha em nono e Helou em 11º. Na bandeirada, Lins foi sexto, Rocha escalou para oitavo assegurando o direito de largar na pole à tarde pela regra do grid invertido. Lima terminou em nono e Helou em 12º.
Corrida 2
Quando as luzes apagaram Murilo Rocha fez valer a vantagem de sair na frente e Lins saltou bem de terceiro para segundo, colocando a Bassani no topo do pelotão.
Outro competidor eventualmente deu o troco em Lins na volta 2, com um “otimista dive bomb” e o representante da equipe com sede em Itu caiu para quarto na sequencia. O carro de segurança então foi ativado. Pedro Lima era nono e Helou vinha em 12º.
A corrida relargou na volta 5, com Rocha tranquilo na frente. Lins acabou ultrapassado pelo carro #27, Helou vinha em décimo e Lima foi obrigado a entrar nos pits para pagar drive-thru.
Rocha soube tornar sua vida tranquila abrindo terreno no topo do pelotão, para dar à Starret Bassani sua primeira vitória em 2025. Pedro Lins foi sexto, Helou nono e Lima 13º.
O que eles disseram:
“É muito especial para nós, que temos apenas Rookies nesta temporada, quando vencemos uma corrida — porque ganhamos duas vezes: na classificação geral e entre os estreantes. Por isso, esse troféu que o Murilo conquistou hoje tem um significado enorme de renovação para a equipe. Só tenho a agradecer pela confiança do pessoal da Starrett, dos pais dos nossos pilotos e de toda a equipe por essa primeira vitória da Starrett Bassani.”
Eduardo Bassani
“A sensação de vencer logo na primeira etapa da temporada é incrível. Acredito que tudo se encaixou — o carro e eu estávamos em sintonia. Desde a primeira volta até a linha de chegada, consegui impor um bom ritmo, então estou muito feliz com o resultado. Na última volta da primeira corrida do dia, eu já sabia que, se ganhasse uma posição, largaria na pole com a inversão do grid. Por isso, dei tudo de mim para conquistar essa posição — e consegui. Não poderia estar mais satisfeito com meu desempenho e com os resultados até aqui.”
Murilo Rocha
F4 Brasil – Etapa 1
Domingo, 4 de maio
09h30 – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)