Menu
in

Starrett Bassani coloca três pilotos nos pódios de sábado da F4 no Velocitta

Pedro Lins é 3º na corrida 1, Murilo Rocha segundo na 2, uma posição à frente de Pedro Lima

Foto por Luca Bassani

A Starrett Bassani F4 finalizou mais um sábado da temporada da F4 Brasil com três pódios com três pilotos diferentes. O time comandado pelo engenheiro Eduardo Bassani, que prepara carros para cinco estreantes em 2025, viu Pedro Lins, Pedro Lima e Murilo Rocha conquistarem troféus nas duas corridas no Velocitta.

Com quinto lugar pela manhã e segundo à tarde, Murilo Rocha permanece como vice-líder na pontuação do campeonato.

Pedro Lima foi quarto pela manhã e terceiro à tarde, conquistando pontos importantes para subir ao quarto lugar na tabela de classificação.

O outro resultado de pódio coube a Pedro Lins, com o terceiro lugar na corrida 1.

Os três largam nas posições 3, 4 e 5 neste domingo, com Lins, Lima e Rocha. A terceira prova da quarta etapa tem largada prevista para 8:30, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da categoria.

As corridas

Com Pedro Lins em terceiro, Pedro Lima em quarto e Murilo Rocha em quinto no grid, os carros de Eduardo Bassani miravam o pódio. No apagar das luzes, Murilo reagiu melhor, Lima tentou atacar Lins, mas os companheiros se respeitaram e seguiram na ordem em que haviam alinhado. 

Já Christian Helou, em disputa pela décima posição, foi fechado e fez contato com outro competidor, precipitando a entrada do carro de segurança. Já Renzo Barbuy, que havia largado de box, já era 11º no término do primeiro giro.

A relargada veio na volta 4, e Lins tratou de atacar pelo segundo lugar. Na volta seguinte ele novamente entrou na reta colado, forçando o concorrente a antecipar a tomada da curva 1 para evitar o ataque (em manobra imediatamente advertida pela direção de prova por mudança de direção sob frenagem).

Na sétima volta, Barbuy entrou no top10 e logo colou no carro #41 em disputa pela nona posição. Era o pega da corrida depois de meia prova realizada.

A corrida entrou nos 10 minutos finais com o líder destacado na frente. Depois o carro #135 era segundo, acompanhado de perto por Lins e Lima. Murilo estava a 1.8s do pelotão.

Na marca de 5 minutos para a volta final, Lins mais uma vez enquadrou o concorrente na reta Oposta. Ele tentou novamente ataque na curva 1 a seguir, mas o adversário foi hábil na frenagem, usou a pista toda e não deu brecha.

Lins ainda atacou outras duas ocasiões na reta Oposta, tentando surpreender o concorrente na freada do Saca-Rolha, onde era mais efetivo. Mas não conseguiu concretizar a manobra e foi para o pódio em terceiro. Lima e Rocha completaram o top5 para a equipe sediada em Itu.

Na volta final, Barbuy mergulhou na curva 1 e chegou a avançar momentaneamente para nono lugar, mas acabou ficando sem espaço na pista para o contorno da curva, colocou rodas na grama e perdeu o top10, finalizando a corrida em P11.

Na corrida do grid invertido, disputada à tarde, Murilo Rocha alinhou o #55 em quarto. A terceira fila teve Pedro Lima por dentro, ao lado de Lins. Barbuy posicionou o #31 na quinta fila e Helou largou em 14º.

O pole movimentou seu carro para os dois lados antes da primeira curva, bagunçando o pelotão atrás. Murilo teve a chance de avançar de quarto para primeiro, mas levou uma trancada de porta e teve que adotar ação evasiva para prevenir um acidente. No término da primeira volta, Lima era terceiro, Lins quinto e Murilo sexto. Barbuy seguia em décimo, uma posição à frente de Helou, que fez boa largada.

Na volta 4, Murilo colou em Lins. Mas o carro de segurança foi ativado para resgate do carro de Barbuy, que ficou atravessado na reta principal.

Na relargada, Lima conservou o terceiro lugar, mas Lins acabou vitimado por um concorrente que, em manobra muito otimista, tentou escalar de sétimo para quarto em uma freada. O #26 acabou na grama como consequência. Então Pedro Lima passou Ethan Nobels para ser segundo. Murilo Rocha avançou para quarto, passando Enricco Abreu.

Helou então teve que recolher o #33 para o box depois de ser abalroado por um oponente na curva do Museu e projetado contra o guard rail. Na volta 11, Murilo fez boa manobra e avançou para terceiro, colocando novamente os dois carros da Starrett Bassani F4 na zona de pódio. Ele rapidamente alcançou Lima, em memorável pega entre os companheiros de time nas duas voltas finais.

Murilo surpreendeu Lima na curva da Vitória, para a abrir a volta final em segundo lugar. O #188 depois ainda foi atacado por outro concorrente, mas soube sustentar sua linha para terminar em terceiro.


O que ele disse:
“Ontem na classificação tivemos três pilotos entre os cinco e quatro pilotos entre os sete melhores tempos. Hoje tivemos três pódios, um com cada piloto e em duas corridas. Isso mostra a competitividade da equipe e amanhã vamos em busca de mais.”
Eduardo Bassani

Programação da etapa
Domingo, 05 de outubro
08h30 – Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)


Classificação (Top5):
1º Heitor Dall’Agnol – 175 pontos
2º Murilo Rocha – 111
3º Filippo Fiorentino – 106
4º Pedro Lima – 95
5º Ethan Nobels – 75

Escrito por Ferrari Promo

Leave a Reply

Sair da versão mobile