Menu
in

Felipe Massa na Fórmula 1: Vitórias, desafios e superações

Conheça a história de Felipe Massa na Fórmula 1, suas principais conquistas e os acidentes mais graves que ele superou

Felipe Massa

Felipe Massa e sua história de superações na F1 (Divulgação/ Twitter Fórmula 1)

Felipe Massa, piloto brasileiro de Fórmula 1, é um nome conhecido na história recente do automobilismo. Na sua carreira, desde o início no Brasil até o topo do automobilismo mundial nas pistas da F1, Massa sempre foi capaz de se superar. Além do talento e da disposição para enfrentar qualquer situação nas pistas. Massa é, portanto, conhecido no mundo do automobilismo como um piloto não apenas determinado, mas alguém profundamente resiliente e capaz de se superar.

Primeiros anos no Kart

Felipe Massa nasceu no dia 25 de abril de 1981 em São Paulo. O amor pelas corridas começou nas pistas de kart, quando ele tinha apenas oito anos. Depois dos anos no Kart, Felipe ingressou na Fórmula Chevrolet. Em 1998, ele venceu o campeonato em 1999, o que abriu caminho para sua carreira na Europa.

Em 2000, Massa disputou o Campeonato Italiano de Fórmula Renault e o Campeonato Europeu de Fórmula Renault, conquistando ambos os títulos. Seu sucesso nessas categorias o levou para a Fórmula 3000 Euro Series em 2001, onde o piloto brasileiro também teve grande destaque.

Fórmula 1

Os resultados de Felipe Massa na Fórmula 3000 e nas outras categorias chamou a atenção das equipes de Fórmula 1. Assim, não demorou muito para ele estrear pela equipe Sauber em 2002. Seu primeiro GP de Fórmula 1 foi na Austrália, no Circuito de Melbourne, em 3 de março de 2002. Na sua primeira temporada na F1, Massa mostrou potencial, porém, sem grandes resultados nos GPs.

Na Sauber, Massa, apesar do bom desempenho, acabou substituído por Heinz-Harald Frentzen na temporada de 2003. Nesse momento, ele acabou como piloto de testes da Ferrari. Esta passagem pela Ferrari deu mais experiência ao jovem piloto, que mais tarde se revelaria miuto importante na sua carreira.

Primeira vitória na Fórmula 1: GP da Turquia

Felipe Massa conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 pela Ferrari no Grande Prêmio da Turquia em 2006, após conseguir também a pole position no Circuito Park de Istambul. Por essa razão foi uma conquista memorável em sua carreira de piloto. A partir daí, Massa conquistou diversas vitórias com a Ferrari.

Vitória mais importante: GP de Interlagos em 2008

Indiscutivelmente, a vitória mais importante e emocionante para Felipe Massa na Fórmula 1 veio no Grande Prêmio do Brasil, realizado em seu circuito natal, Interlagos, em 2 de novembro de 2008. Apesar de vencer a corrida, Massa, nessa temporada, acabou pendendo o Campeonato Mundial para Lewis Hamilton, que garantiu o título por apenas um ponto em um final dramático e marcado por muita controvérsia até hoje.

Acidentes mais graves da carreira de Felipe Massa

A carreira de Felipe Massa também foi marcada por vários acidentes. Muitos deles foram uma prova da resiliência e coragem desse piloto. Um dos acidentes mais perigosos ​​ocorreu durante a sessão de qualificação para o Grande Prémio da Hungria de 2009. Uma mola do carro Brawn GP de Rubens Barrichello atingiu o capacete de Massa em alta velocidade, causando um grave ferimento na cabeça do piloto. Massa passou por uma cirurgia e ficou afastado das corridas pelo resto da temporada. Sua recuperação e retorno às pistas ocorreu em 2010 e serviram para demonstrar sua notável determinação.

Depois, em 2014, no Grande Prêmio da Alemanha, Massa estava na equipe Williams quando seu carro virou de cabeça para baixo ao colidir com Magnussen na primeira volta. Massa, no entanto, saiu do acidente sem nenhum ferimento.

Portanto, a história de Felipe Massa na Fórmula 1 se caracterizou pela persistência em meio à adversidade, bem como pela forte resistência a condições difíceis.

Escrito por Renato Roschel

Editor-chefe do Nas Pistas. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Leave a Reply

Sair da versão mobile