Depois de renovar o contrato com a Aston Martin, Fernando Alonso pode estar no último capítulo como piloto de Fórmula 1. É o que reconheceu o próprio automobilista, em entrevista concedida na China, país-sede da próxima etapa deste ano.
“Nunca é um momento fácil tomar algumas decisões, especialmente para mim. Provavelmente é meu último contrato”, iniciou.
“Então eu queria ter certeza de que foi a decisão certa seguir competindo na Fórmula 1, além de ter a força e a motivação”, acrescentou o espanhol.
“E depois disso é só ter certeza de que a equipe tem a meta de ser ambiciosa meta para os próximos anos e tentar ficar cada vez melhor”, prosseguiu.
O novo contrato entre Fernando Alonso e Aston Martin é válido até 2026. O competidor falou sobre a renovação e o que espera a partir do referido ano, quando a Fórmula 1 executar um novo regulamento.
“Foi uma decisão muito feliz para mim, estou obviamente extremamente orgulhoso de representar a Aston Martin nos próximos anos”, definiu.
“Começamos a parceria no ano passado de uma forma muito boa e continuamos trabalhando. Vamos ver o que podemos fazer”, relatou.
“Os novos regulamentos em 2026 serão uma possibilidade para todos misturar um pouco os carros e ter uma oportunidade”, analisou.
Fernando Alonso era um dos nomes especulados para ocupar a vaga que Lewis Hamilton vai deixar na Mercedes, a partir de 2025.
De acordo com o piloto bicampeão da Fórmula 1, a lealdade entre as partes foi mais importante.
“Nós apenas sentamos juntos depois do GP do Japão e chegamos a uma conclusão. O acordo foi firmado em um ou dois dias. Foi muito, muito simples”, contou Fernando Alonso.
“Assim que chegamos ao acordo, nós o anunciamos. Tudo é um pouco mais simples do que parece visto de fora”, destacou.
“Há muitos rumores, muitas coisas acontecendo para diferentes equipes e pilotos. Nós éramos leais um ao outro. Apenas mantivemos a nossa palavra. Foi muito mais simples do que parece”, reforçou.
Fernando Alonso terá novos motores na Fórmula 1
A Honda será a fornecedora de motores da Aston Martin a partir da temporada 2026. O piloto avaliou os possíveis resultados que a mudança pode trazer.
“Vamos ser a única equipe com a unidade de potência da Honda. É um pouco diferente da Mercedes. Esperamos ter uma pequena melhoria”, finalizou.
Segundo números do site Motorsport Stats, Fernando Alonso disputa a Fórmula 1 desde 2001. Nesse período, ele não integrou o grid nas temporadas 2002, 2019 e 2020.
O espanhol venceu 32 das 381 provas que disputou. Subiu 106 vezes no pódio e acumulou 2291 pontos, até a realização do GP da China que está marcado para ocorrer neste fim de semana. Veja a agenda da prova:
19 de abril
- Treino Livre – 00h30
- Treino classificatório sprint race – 4h30
20 de abril
- Sprint race – 0h
- Treino classificatório – 4h
21 de abril
- Corrida principal – 4h