Fernando Alonso é o terceiro colocado na classificação do Mundial de Fórmula 1 da atual temporada até o momento. O veterano de 42 anos soma 170 pontos e sete pódios. E embora a diferença para o líder Max Verstappen, da Red Bull, seja grande – 194 pontos – , o piloto da Aston Martin avalia positivamente o desempenho da equipe no ano.
Durante um evento realizado em Madrid, o espanhol da Aston Martin destacou a boa temporada da equipe após 14 corridas. Além de seu desempenho pessoal, seu companheiro de equipe, Lance Stroll, é o novo colocado na classificação, com 47 pontos.
“É uma realidade: estamos tendo um bom ano. Não é que parecesse que estávamos indo rápido na pré-temporada e aí teríamos uma surpresa negativa. O ano bom é uma realidade, estamos tendo um ano bom”, disse Fernando Alonso.
+ Fernando Alonso abre o jogo e sonha com vitória na Fórmula 1 em 2023
O bicampeão da Fórmula 1 também falou sobre o futuro da categoria. Alonso apontou Lando Norris, da McLaren, como um dos jovens mais talentosos da F1. Àlex Palou, atual campeão da Fórmula Indy, também foi lembrado pelo espanhol.
“[Lando Norris] Ele é muito talentoso, carismático e é um bom menino, gosto dele. Também tem (Alex) Albon (Williams), (Gabriel) Bortoleto, Pepe Martí, Alex Palou. Os jovens são muito talentosos e ambiciosos, estão muito mais preparados do que estávamos aos 22 anos. Mas nós veteranos ainda nos mantemos”, avaliou.
Atual temporada da Fórmula 1:
Max Verstappen lidera o Mundial de Fórmula 1 de 2023 com 364 pontos em 14 corridas disputadas. Presente em todos os pódios da temporada, o holandês soma 12 vitórias. O segundo colocado é Sergio Pérez, com 219 pontos conquistados após oito pódios e duas vitórias. Quem completa o top-3 é o espanhol Fernando Alonso, com 170 pontos – o piloto da Aston Martin esteve em sete pódios no ano até o momento.
Na classificação de construtores, a Red Bull sobra: são 583 pontos. A escuderia austríaca venceu todas as corridas da temporada até o momento e ainda acumula 22 pódios. Na sequência aparece a Mercedes, com 273 pontos e cinco pódios. A Ferrari completa o top-3 com 228 pontos e quatro pódios.
A Fórmula 1 retorna no dia 17 de setembro para o GP de Singapura.
+ Max Verstappen volta a falar sobre aposentadoria e projeta futuro da carreira