Segundo o site Formu1a Uno, o bicampeão espanhol Fernando Alonso esteve nas instalações da equipe em Hinwil, em Spa-Francorchamps durante o Grande Prêmio da Bélgica. Tudo indica que jovem piloto brasileiro foi tema das conversas entre Alonso e a equipe da Sauber/Audi.
Como Bortoleto venceu a Fórmula 3 em 2023 e agora, em seu ano de estreia, está no segundo lugar na tabela na Fórmula 2, a qual é liderada pelo piloto da Red Bull Isack Hadjar — que também briga por um lugar nos carros da equipe na Fórmula 1 em 2025 —, vem chamando muito a atenção de diversos dirigentes.
- Fernando Alonso pode ajudar Gabriel Bortoleto a conseguir vaga na Fórmula 1 em 2025
- Gabriel Bortoleto assume vice-liderança da Fórmula 2; Enzo Fittipaldi abandona prova
- Brasil pode ter piloto na Fórmula 1 em 2025? Veja opinião de especialistas
Entre esses dirigentes estaria Mattia Binotto, ex-Ferrari que vai comandar a equipe Audi, que vai assumir a Sauber em 2025.
Apesar do importante apoio de Fernando Alonso, a disputa pela vaga na Audi é dura. Os outros nomes cotados são Mick Schumacher, Valtteri Bottas e até mesmo Daniel Ricciardo, que não sabe se fica na RB em 2025.
Ao falar sobre Bortoleto, Felipe Giaffone já afirmou que “Se a gente falar daqui a uns três anos, tem teoricamente metade do grid pra aposentar“, disse o piloto. “Não sei se pro ano que vem, mas há chances (no futuro). Não é que vão abrir essas vagas e vá entrar um brasileiro, porque tem muito piloto bom vindo de baixo. Se o Bortoleto fizer dois bons anos de Fórmula 2, ele chega (à Fórmula 1) em um momento com muita gente aposentando, o que não aconteceu com o (Felipe) Drugovich“, concluiu Giaffone.