Menu
in

Ferrari anuncia novo chefe de aerodinâmica na Fórmula 1

A equipe terá Diego Tondi como novo comandante da função depois de saída de Enrico Cardile, que trabalhará na Aston Martin em 2025

Ferrari

Divulgação/Ferrari

A Ferrari nomeou Diego Tondi como novo chefe de aerodinâmica após a saída do diretor técnico de chassis, Enrico Cardile, que irá se juntar à Aston Martin no ano que vem.

Desde o início de 2021, ele é o chefe do Departamento de Chassis. Continuou nessa função enquanto também foi nomeado Diretor Técnico – Chassis e Aerodinâmica em 2023. Com o anúncio da iminente saída de Cardile, o chefe da Ferrari, Frederic Vasseur, deu a entender que a equipe sediada em Maranello anunciará as contratações após as férias de verão.

A primeira mudança já foi anunciada pelo próprio Diego Tondi, que revelou sua promoção a Chefe de Aerodinâmica. Ele se formou na Universidade de Pisa em engenharia aeroespacial com especialização em aerodinâmica e está na Ferrari há 15 anos e meio, tendo ingressado na empresa em outubro de 2007.

Seu primeiro emprego foi no departamento de estradas, usando simulação CFD e vento de túnel, antes de passar em 2008 para trabalhar na Divisão de Corrida de Fórmula 1, como engenheiro de teste no túnel de vento, função que ocupou por dois anos.

Em setembro de 2011, ele mudou para uma nova função, começando a trabalhar como aerodinamicista conceitual. Seu trabalho se concentrou no desenvolvimento de CFD na parte frontal do carro, incluindo asa dianteira, nariz, palheta giratória dianteira, tambor dianteiro e suspensão dianteira.

Em janeiro de 2014, Tondi foi promovido a vice-líder do grupo de front-end, supervisionando 15 pessoas que trabalhavam na parte frontal do carro de Fórmula 1 da Ferrari, que foi pilotado por Kimi Raikkonen e Fernando Alonso. Em junho do mesmo ano, foi promovido a líder desse grupo e ocupou essa posição por anos.

Quatro anos depois, tornou-se o novo líder do grupo de carros e conceitos antes de se tornar o principal aerodinâmico. Nessa função, era responsável por dar suporte ao chefe de desenvolvimento aerodinâmico para o gerenciamento diário do desenvolvimento.

Em janeiro de 2021, enfim se tornou chefe de desenvolvimento aerodinâmico, e Tondi agora confirmou que foi transferido para o cargo de chefe de aerodinâmica.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile