Menu
in

Ferrari e Aston Martin esperam que FIA esclareça incidente com Sainz na China 

Carlos Sainz, piloto da equipe de Fórmula 1 da Ferrari

Carlos Sainz em treino pela Ferrari (Reprodução)

A Ferrari e a Aston Martin esperam que a FIA melhore seus regulamentos esportivos de Fórmula 1 para 2025 após um protesto na qualificação para o Grande Prêmio da China.

Em Xangai, a Aston Martin protestou contra o resultado da qualificação depois que Carlos Sainz, da Ferrari, voltou ao Q2 depois de sair da pista. O espanhol ficou parado por mais de um minuto depois de bater no muro na saída da curva final, mas conseguiu voltar a andar e avançou para o Q3, tirando Lance Strollm da Aston Martin.

Como seu piloto foi eliminado, a equipe decidiu protestar contra os resultados com base no artigo 39.6 dos regulamentos desportivos da Fórmula 1, que afirma que “qualquer piloto cujo carro pare na pista durante a sessão de qualificação ou a sessão de qualificação de sprint não será autorizado a tomar qualquer outra parte dessa sessão”, conforme publicou o Motorsport.

Os comissários rejeitaram o protesto, pois ficou claro em instâncias anteriores que a regra se destina apenas a carros que voltam a uma sessão de qualificação depois de terem recebido assistência externa de comissários ou veículos de recuperação, enquanto Sainz continuou por conta própria.

Porém, o incidente reabriu uma discussão sobre o livro de regras da categoria, já que anteriormente foi acordado que o elemento de assistência externa deveria ser adicionado ao 39.6, mas não foi incluído nos regulamentos desportivos de 2024.

“É apenas esclarecer as coisas e, no final, muita discussão com os comissários e você tem que respeitar as decisões que eles tomaram. Mas espero que tudo fique arrumado e seja menos ambíguo daqui para frente, porque está bem claro no sistema de mensagens que o carro parou. E esse artigo diz que aquele carro não deveria participar mais da qualificação. Então, isso será resolvido daqui para frente”, reclamouo diretor de desempenho da Aston Martin, Tom McCullough.

Ferrari também reclamou das regras

O chefe Ferrari, Fred Vasseur, concordou que um esclarecimento mais claro será bem-vindo para evitar mais confusão, ressaltando que os regulamentos esportivos da Fórmula 1 estão cada vez mais complexos.

“Não sei se está claro, mas com certeza precisamos entender o que aconteceu. Perguntamos ao diretor da prova se poderíamos reiniciar, ele disse que sim, e foi o fim da história. Temos que definir exatamente a situação. Mas com certeza o que é verdade é que os regulamentos estão cada vez mais complicados. Quando comecei o trabalho, o regulamento desportivo tinha 20 páginas, hoje são 75. Estamos todos tentando encontrar uma brecha e os regulamentos estão cada vez mais complicados, mas neste caso encontraremos um esclarecimento fácil.”

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile