Menu
in

Ferrari e Red Bull travam “guerra” fora das pistas; entenda

Período de quarentena pode ajudar a pacificar disputa entre Ferrari e Red Bull

Fórmula 1 em 2023

Divulgação/ Twitter Fórmula 1

Fréderic Vasseur, engenheiro chefe da Ferrari, mandou uma mensagem clara e importante na coletiva do fim de semana em Baku. “Estamos no mercado, mas faremos os anúncios em seu devido tempo”, disse o engenheiro especializado em automobilismo. Assim, o francês destacou que a Ferrari está perdendo nomes importantes para outras equipes da Fórmula 1, mas outros estão chegando para reforçar a estrutura técnica de Maranello.

Inclusive, essas mudanças não devem despercebidas, já que mais de dez engenheiros estão na mira da equipe italiana. Entre os nomes está Enrico Balbo, que até pouco tempo atrás era o responsável pela equipe de aerodinâmica da Red Bull. Além dele, alguns rumores apontam que a Ferrari estaria conversando com um dos técnicos responsáveis pelo grande sucesso do sistema de DRS do RB19.

Mekies permanecerá por mais tempo na Ferrari

As mudanças dentro da equipe italiana se somam ao caso Mekies. Na semana passada, a AlphaTauri anunciou Laurent Mekies, o atual diretor esportivo da Scuderia Ferrari, irritando Maranello. Além disso, um anúncio com tanta antecedência criou um ‘climão’ dentro da equipe.

No entanto, existe uma disputa oculta entre Ferrari e Red Bull, que explica o motivo de Mekies seguir com o time de Maranello por enquanto. Assim, a grande dúvida é sobre o período de quarentena que os engenheiros da Red Bull terão que cumprir antes de integrar a Ferrari.

O projeto do carro de 2024 já iniciou dentro da sede italiana. Assim, seria importante contar com os engenheiros que tenham ideias novas, principalmente aquelas que possam mudar as diretrizes do carro italiano. Com a saída de Mekies, Vasseur passa a ter um trunfo bem importante na negociação com a Red Bull: a redução do período de quarentena dos engenheiros pela liberação mais rápida de Mekies.

Inclusive, isso explicaria as respostas evasivas sobre a saída de Mekies: “Já veremos isso, seguimos conversando”, disse Vasseur. Essa também seria a explicação mais plausível para termos a presença de Mekies no pitwall da Ferrari em Baku, indicando que o diretor esportivo deve permanecer na equipe por mais algum tempo.

De qualquer modo, essa história deve ter um final nos próximos dias, já que é de interesse de ambas as partes que as novas peças estejam logo em suas novas equipes.

Substituto de Mekies

Ainda não há um nome certo para substituir Mekies na Ferrari. No entanto, Diego Ioverno e Jock Clear surgem como os possíveis substitutos do engenheiro francês.

Por fim, vale lembrar que Vasseur já avisou que não contratará pessoas de fora, preferindo dar espaço a alguém que já está inserido na equipe italiana.

Leave a Reply

Sair da versão mobile