Menu
in

Ferrari ignorou suspensão da Red Bull para ter ideia própria na Fórmula 1; entenda

Escuderia Ferrari não foi junto a vários rivais da Fórmula 1, que “copiaram” a Red Bull para a temporada 2024

Ferrari apresenta novo carro

Novo modelo de carro da escuderia foi intitulado de SF24 (Divulgação - Ferrari - X)

A Ferrari causou surpresa no início da temporada 2024 da Fórmula 1 ao manter a suspensão traseira pull-rod em seu carro, em vez de adotar a ideia push-rod, que seria idêntica à da campeã Red Bull, segundo publicou o Motorsport.

Com rivais como Mercedes e Aston Martin trocando para “copiarem” o time de Max Verstappen e Sérgio Perez, previa-se que todo o grid faria o mesmo, mas a Ferrari foi junto à Haas e à Williams e fez seu próprio trabalho com ideia própria.

A Haas aceitou o que foi fornecido pela escuderia e a Williams optou pelo acordo do ano passado, da Mercedes, pois viu uma oportunidade de trabalhar com uma quantidade conhecida e estável enquanto economiza dinheiro.

Mas embora a Ferrari não tenha feito a mudança de tração que muitos esperavam, isso não quer dizer que não tenha feito mudanças no layout da suspensão para se adequar.

As mudanças feitas pela Ferrari

O Motorsport indicou o que foi feito no carro da Ferrari para 2024. No centro disso estão as alterações feitas no comprimento do chassi, que é alongado, e na caixade câmbio, além da estrutura de colisão traseira, que foi encurtada para deixar o carro aproximadamente com as mesmas dimensões gerais.

A posição da haste de tração foi alterada para 2024, o que provavelmente não é apenas uma resposta ao desempenho da suspensão do ponto de vista mecânico, mas também como um meio de melhorar o desempenho aerodinâmico da região.

Isto é importante quando é considerado que a equipe mudou para uma solução lateral de rampa descendente, tendo utilizado mais uma abordagem intermediária ao mudar de conceito na Espanha na temporada passada.

A posição onde a barra de tracção cruza a carroceria é agora mais recuada do que antes. Isso deu aos projetistas mais liberdade para criar a carroceria inclinada do sidepod e, como consequência, melhorar a passagem do fluxo. Existem alterações nas carenagens do triângulo que, embora sutis, têm impacto no comportamento do fluxo de ar.

Os winglets e a saída do duto de freio traseiro também foram modificados para aproveitar as mudanças ao seu redor, ao mesmo tempo em que proporcionam o próprio aumento direto no desempenho.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile