Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, não está nada contente com o início do fim de semana do GP de Las Vegas. Isto porque, o que deveria ser uma estreia luxuosa da Fórmula 1 na cidade dos jogos de azar se tornou uma sessão de TL1 abortada logo em seu início.
Apesar de todos os envolvidos terem motivos a reclamar devido ao caos, o principal prejudicado pelos problemas em Las Vegas foi Carlos Sainz, que sofreu danos enormes em seu SF-23 por conta de uma tampa de bueiro solta na pista. Vasseur fez questão de deixar claro o quão furioso está com os organizadores do GP de Las Vegas.
“Ele (Carlos Sainz) disse que tinha algo na pista e que não sabia exatamente o que era. A situação é que danificamos completamente o monocoque, o motor, a bateria e acho que isso é inaceitável“; relatou um irritado Frederic durante coletiva de imprensa com os chefes de equipe após o primeiro treino desta sexta-feira (17).
Em seguida, um dos entrevistadores na sala de imprensa declarou: “Bem, vamos analisar o quadro geral…” Mas antes que ele encerrasse a pergunta, Vasseur o interrompeu: “Essa é boa. Não preciso de um quadro mais amplo“.
Ferrari terá que arcar com punição no GP de Las Vegas
Apesar da Ferrari ter sofrido as consequências da falta de preparo do Circuito de Rua de Las Vegas, seu piloto afetado não fugirá de punições. Isto porque Carlos Sainz foi obrigado a trocar em seu carro a célula de sobrevivência, o motor de combustão interna, o armazenamento de energia e os componentes eletrônicos de controle que foram “danificados sem possibilidade de reparo após um impacto com um objeto estranho”.
Apesar dos pedidos da Ferrari para que se considerasse uma exceção, devido ao contexto do caso, a FIA afirmou que seus regulamentos não permitem “circunstâncias atenuantes, incomuns e infelizes”.
Carlos Sainz e seu SF-23 estarão na pista no próximo domingo (19), às 3h da manhã, (horário de Brasília), para a corrida principal do Grande Prêmio de Las Vegas. Todo o fim de semana de Fórmula 1 tem então como palco o Circuito de Rua de Las Vegas, nos Estados Unidos.