Após cinco corridas realizadas na temporada de 2023, a Ferrari é a quarta equipe na classificação geral por construtores na Fórmula 1.
Ano passado, a equipe brigou ponto a ponto no início da temporada com a Red Bull, que hoje lidera a disputa.
Nas cinco provas iniciais de 2022, a Ferrari conseguiu subir ao pódio em sete oportunidades na Fórmula 1.
Já em 2023, o cenário é muito diferente, a equipe esteve apenas um vez entre os três primeiros na temporada.
Veja a comparação do início da Ferrari em 2022 e 23
O desempenho da Ferrari ano passado fez com que a equipe disputasse boa parte do campeonato a liderança com a Red Bull, o que não acontece hoje em dia.
Na estreia da temporada de 2022, com o GP do Bahrein, a equipe conseguiu emplacar uma dobradinha com Charles Leclerc em primeiro e Carlos Sainz em segundo.
Em 2023, a Fórmula 1 estreou com a mesma corrida, mas o cenário foi diferente. Sainz conseguiu pontuar após chegar em 4º, mas Leclerc não conseguiu concluir a prova.
Na segunda etapa, ano passado, a dupla da Ferrari também conseguiu uma dobradinha no pódio, desta vez com as 2ª e 3ª colocações, no GP da Arábia Saudita.
Na atual temporada, ambos os pilotos pontuaram e a diferença também foi de uma posição, mas chegaram em 6º e 7º lugar na corrida da Fórmula 1.
No ano passado, no GP da Austrália, Leclerc foi o campeão, enquanto Sainz não concluiu a prova; em 2023, foi monegasco que não chegou até o fim e o companheiro de equipe ficou fora da zona de pontuação, em 12º.
Em 2023, a Fórmula 1 fez uma inversão nas ordens das provas e, ao invés do GP de Emília-Romagna ser a 4ª corrida, aconteceu o GP do Azerbaijão.
Com Leclerc em 3º, o GP do Azerbaijão foi a única prova em que a Ferrari conseguiu emplacar um piloto entre os três primeiros colocados no ano; Sainz foi o 5º.
No GP de Emília-Romagna, em 2022, o monegasco chegou em 6º e o companheiro de equipe não concluiu a corrida na F1.
Fechando as cinco primeiras corridas de cada temporada aparece o GP de Miami, onde Leclerc e Sainz reeditaram mais uma dobradinha em 2022, nas 2º e 3º posições, respectivamente.
Em 2023, os dois conseguiram pontuar pela Ferrari, mas Sainz ficou em 5º e Leclerc foi o 7º colocado da quinta etapa da Fórmula 1 em 2023.