Depois de um início muito aquém das expectativas nas provas iniciais da temporada 2023, a Ferrari apresentou na última quinta-feira (01) um pacote de atualizações para o GP da Espanha, que ocorre neste final de semana. Entre as novidades, está a chegada de um novo sidepod, que tem um conceito parecido com o utilizado pela Red Bull. A informação é do Motorsport.com.
Diante do cancelamento do GP de Emilia-Romagna, a Ferrari optou por concentrar as novidades de atualizações para a Espanha.
Segundo a publicação, o cenário de inferioridade em relação à equipe de Milton Keynes e demais concorrentes, fez com a Ferrari buscasse alternativas de equiparar o cenário para reverter os problemas.
A nova versão de sidepods descarta a seção central em forma de banheira, que se tornou marca da escuderia italiana desde o ano passado. O novo modelo traz uma superfície mais horizontal, que auxiliar no fluxo de ar para a área do difusor.
O sidepod tem como base o conceito adotado pela Red Bull, que tem sido referência para outras equipes na temporada. A mudança da Ferrari se dá em meio às tentativas de trazer o bom rendimento visto nos treinamentos para as corridas.
Em entrevista, Charles Leclerc projetou a chegada da novidade, mas não vê como um “divisor de águas” expressivo.
“Não esperamos grandes milagres, para ser honesto. A partir agora, vamos trazer pequenas atualizações em todas as corridas. Essa deve ir na direção correta, mas não espero uma mudança massiva”, afirmou o piloto da Ferrari.
“No momento, o que temos é um carro com picos extremos. Na classificação, com o ritmo de uma volta e pneus novos, sabemos exatamente como pilotar o carro. Mas assim que saímos dessas condições, o carro perde muito downforce. Isso deve nos ajudar, mesmo sem ser muita performance, pelo menos sendo mais consistentes no fim de semana. Isso, com sorte, nos ajudará no domingo”, completou o monegasco.
Tendo figurado em apenas um pódio das seis provas realizadas na temporada, a Ferrari aparece na quarta posição do Mundial de Construtores, com 90 pontos somados. A distância para a RBR é significativa. Vencedora de todos os circuitos realizados, a equipe austríaca computa 249 tentos.