Menu
in

Festival Goodwood tem acidentes de carros da Fórmula 1 dos anos 90

Dois carros dos anos 90 batem na palha no festival

festival goodwood acidente

Reprodução

Terminou no último final de semana o Festival Goodwood, que contou com diversas demonstrações de veículos de competição. O evento teve, no domingo, a entrada de um Leyton House de Fórmula 1, projetado por Adrian Newey. O carro fez uma demonstração, mas passou por um acidente.

O piloto responsável pelo veículo, Richard Hope, perdeu o controle do carro, de 1990, e caiu com força na palha que fica em volta da pista. O icônico veículo de mais de 30 anos não foi o único Fórmula 1 dos anos 1990 a sofrer um acidente no Festival Goodwood neste ano.

No mesmo local em que Hope perdeu o controle do Leyton House, um McLaren da temporada 1996 que também era exibido perdeu o controle. O veículo, que foi projetado por Gordon Murray, caiu na palha também, mas após ter passado pela grama da pista.

Assista ao acidente com o Leyton House:

Carro que bateu em festival colocou Adrian Newey no mapa da Fórmula 1

O Leyton House de 1990, projetado por Adrian Newey, colocou o engenheiro projetista britânico na Fórmula 1. Atualmente, ele é ninguém menos que o chefe técnico da Red Bull, responsável pelo carro campeão de Max Verstappen em 2021 e 2022.

Comentarista, Alex Jacques comentou o acidente no Festival Goodwood e também chamou a atenção para a importância na carreira de Newey.

“Este é o carro Leyton House F1 que colocou Adrian Newey no mapa. Pisando no freio e caindo na palha. Haverá extrema dificuldade em substituir as peças danificadas, agora com 33 anos em um carro de tamanha complexidade, destacando os perigos do automobilismo em todos os eventos.”

Newey é visto como um dos principais projetistas de todos os tempos. Ele projetou, por exemplo, as Willians de Nigel Mansell, em 1992, de Alain Prost, em 1993, e de Ayrton Senna, em 1994. O carro do brasileiro, inclusive, é a maior polêmica de sua carreira, já que foi com a Williams que Senna bateu e morreu em acidente em Ímola, na Itália.

Newey ganhou cinco campeonatos de construtores com a Williams, um pela McLaren e outros cinco pela Red Bull.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile