Responsável por gerir a Fórmula 1, a FIA provocou um mal-estar nesta semana com o anúncio polêmico sobre a investigação contra Toto Wolff, que acabou já sendo descartada. Pouco tempo depois do burburinho, a entidade surpreendeu a todos mais vez, ao oficializar o local da cerimônia de premiação da temporada 2024.
O tradicional evento que condecora os melhores da temporada será realizado em Ruanda, na África, mesmo a região não contemplando provas na categoria há muitas décadas. A sede escolhida já foi alvo de críticas disparadas pelo heptacampeã da categoria, Lewis Hamilton, sugerindo que a FIA poderia escolher Paris, cidade onde está localizada a sede da federação.
“Enquanto eu realmente gosto de Baku, é um lugar realmente bonito, tenho dúvidas se a FIA está realmente pensando em sustentabilidade”, alfinetou o piloto de Mercedes, quando questionado recentemente sobre a iminente escolha, que acabou se concretizando nos bastidores. Após a confirmação da entidade, o posicionamento o experiente nome da Fórmula 1 é aguardado com ampla expectativa.
Nesta temporada, o evento de gala da Fórmula 1 foi organizado na cidade de Baku, no Azerbaijão. O país recebe prova da categoria desde 1996. Tricampeão e detentor de um desempenho avassalador em 2023, tendo vencido 19 das 22 corridas, Max Verstappen recebeu o prêmio de melhor piloto da principal categoria do automobilismo pela terceira vez na carreira.
FIA E O CALENDÁRIO DE 2024
A abertura da próxima temporada está programada para o dia 29 de fevereiro, com o GP do Bahrein, em Sakhir. A pré-temporada ocorre entre os dias 21 e 23 do mesmo mês. De contrato renovado com a FIA e a categoria, o GP de Interlagos está agendado para os dias 01 a 03 de novembro, sendo a 21ª prova do ano. Ao todo, o cronograma prevê 24 circuitos sendo realizados, algo que tem sido constantemente detonado pelos pilotos.