A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) oficializou, nesta segunda-feira (8), um novo diretor esportivo para os campeonatos de monopostos que serão realizados na temporada 2024.
Tim Maylon foi nomeado para o cargo e substitui Steve Nielsen. De acordo com informações oficiais, o canadense vai ser chefiado por Nikolas Tombazis e manteve Niels Wittich, no cargo de diretor de provas.
Conforme o site da Fórmula 1, Maylon competiu por 12 anos na equipe Red Bull Racing (RBR), mas foi contratado quando a escuderia ainda se chamava Jaguar.
Como integrante do departamento de engenharia, fez parte do tetracampeonato conquistado de 2010 a 2013.
Maylon também representou a Sauber Motorsport. Além disso, foi profissional da BMW, nas categorias DTM e Fórmula E. Ele está na FIA desde 2019.
“Estou muito satisfeito por assumir o cargo de diretor esportivo da FIA. Já trouxemos mudanças significativas em nossa operação de direção de corrida. Estou ansioso para levar isso o próximo nível”, declarou.
“Também estamos comprometidos com uma ampla revisão regulatória das questões esportivas e espero aplicar um foco mais nítido a esses esforços no futuro”, concluiu Maylon.
Tombazis destacou a experiência do colega. “Ele vai desempenhar um papel importante à medida que continuamos a trazer rigor para nossas práticas e processos esportivos”, explicou.
“Ele tem sido fundamental na criação de uma forte sinergia entre a direção de provas e o centro de operações (ROC) com a introdução de novas tecnologias, incluindo inteligência artificial e sistemas de processamento para análises de dados atualizados”, acrescentou.
“Ele vai continuar a monitorar os avanços nessa área como também assumir a liderança na evolução dos regulamentos esportivos da FIA”, concluiu Tombazis.
FIA também confirma saída
A entidade também oficializou que Tim Goss não ocupa mais o cargo de diretor técnico. Ele vai trabalhar fora da FIA.
“Foi uma honra ajudar a moldar o futuro do esporte. Tenho imenso orgulho e satisfação pelas inúmeras conquistas do departamento técnico durante minha passagem pela FIA”, declarou.
“O departamento possui gente muito talentosa. Acredito que a organização está numa base sólida em termos de conhecimentos técnicos para as tarefas que virão pela frente”, concluiu Goss.