No ano de 2022, a Fórmula 1 contemplou a chegada de uma nova geração de carros, com o intuito de deixar o grid mais competitivo e trazer mais ultrapassagens. Esse ponto, no entanto, não foi completamente atendido, e por isso a FIA prepara novidades para 2025, no objetivo de corrigir o cenário e trazer mais equilíbrio e brigas por posições.
Em entrevista ao site “Motorsport.com”, o diretor das classes de monolugares da FIA, Nikolas Tombazis, revelou que a entidade visa melhorar este problemas a partir da temporada 2025.
Nesta nova atualização de carros que está vigente na Fórmula 1, ficou ainda mais difícil a situação de ultrapassagem. Por conta disso, a FIA decidiu fazer uma alteração nos regulamentos. Com as novas medidas, haveria menos ar sujo saindo dos carros. Consequentemente, existiria um volume menor de força descendente sendo perdida nas curvas, possibilitando assim as ultrapassagens, mas na prática isso não tem sido visto.
Segundo o diretor da FIA, antes das novas regulamentações, perdia-se algo na casa de 50% da carga de aerodinâmica nos carros. A partir da última temporada, o prognóstico diminuiu para 20%, mas atualmente este volume está na casa de 35%.
“Identificamos algumas partes dos carros sobre as quais atuar, como a placa final da asa dianteira, a lateral do piso e as aletas dentro das rodas (ao redor dos dutos de freio). Poderíamos estabelecer algo mais restritivo regras nessas áreas“, disse o diretor da FIA.
Depois da realização do GP de Monza, na Itália, a Fórmula 1 agora embarca para um “tour” no continente asiático. Entre os dias 15 e 17 de setembro ocorre o GP de Singapura. No cenário de disputa pelo título, Max Verstappen tem sobrado e já é considerado por muitos como o virtual campeão da temporada. Afinal, o holandês voador venceu 12 das 14 provas realizadas no ano.