Menu
in

FIA se manifesta e diz se todas as equipes da Fórmula 1 ficaram dentro do teto de gastos em 2022

Organização que gere a categoria dá fim a rumores de que três equipes teriam violado suas regras financeiras

Fórmula 1 - 2023

Reprodução / Instagram - @f1

Chega possivelmente ao fim uma das maiores polêmicas dos bastidores da Fórmula 1 durante os últimos meses. Isso porque a FIA anunciou nesta terça-feira (05) que todas as equipes do grid da categoria em 2022 cumpriram as normas do teto orçamentário em relação aos seus relatórios financeiros.

Dessa forma, nenhuma equipe sofrerá punições por motivos financeiros. Confira abaixo alguns textos da nota oficial divulgada pela organização, segundo o portal Motorsport:

“Adicionalmente, fizemos uma checagem extensa das atividades não-ligadas à F1 realizadas pelas equipes, compreendendo múltiplas visitas in loco às sedes e uma auditoria cuidadosa dos procedimentos para avaliar se havia o cumprimento do Regulamento Financeiro.”

“A Administração do Teto Orçamentário da FIA nota que todos os competidores agiram o tempo todo com boa fé e cooperação ao longo do processo.”

Até então, haviam rumores correndo os bastidores da F1 sobre possíveis violações do teto orçamentário por três escuderias durante o último ano da categoria. No entanto, segundo as informações do relatório da FIA, isso não ocorreu.

Chefe da Ferrari havia pedido por punições na Fórmula 1

Recentemente, ao perguntarem a Frederic Vasseur, chefe de equipe da Ferrari, sobre as suspeitas de irregularidades financeiras no último ano, ele pediu por punições mais severas advindas da FIA.

Precisamos de uma punição drástica: para 2024, uma exclusão de um ano ou algo do gênero. Sabemos que é difícil administrar o teto orçamentário, mas temos sistemas perfeitos para controlar o que você gasta e, em caso de dúvida, você pode perguntar à FIA“; opinou na época ao La Gazzetta Dello Sport.

Vasseur também demonstrou insatisfação com o nível da punição dada à Red Bull por 2021. A equipe austríaca recebeu no último ano a informação de que teria que pagar uma multa de US$ 7 milhões por exceder o limite orçamentário e ter 10% menos tempo no túnel de vento.

Em defesa de sua tese, Vasseur citou os pênaltis marcados no futebol como exemplo: “No futebol, se você toca com as mãos na bola dentro da área, você cede um pênalti. O ‘desconto’ de dez por cento no túnel de vento é uma piada: você já fez o trabalho pesado, e o que você não usa na aerodinâmica pode ser gasto em economia de peso e coisas assim.”

A Fórmula 1 retorna no próximo dia 17, pelo GP de Singapura. Todo o fim de semana da categoria ocorrerá então no Circuito Urbano de Marina Bay.

Escrito por Mateus Pereira

Colaborador do Naspistas desde 2023, nasci no estado do Rio de Janeiro e alinho minha maior paixão à minha vocação através da produção de conteúdo sobre esportes. Entre as minhas áreas de maior domínio e experiência profissional estão o automobilismo, o futebol e o universo geek.
Certificado como Jornalista Digital e Social Media pela Academia do Jornalista, contribui no passado como Colunista, Editor-chefe e Líder da editoria de Esportes nos portais R7 Lorena e iG In Magazine.

Leave a Reply

Sair da versão mobile