Menu
in

FIA toma atitude para GP de Abu Dhabi após manobras de Max Verstappen; entenda

Entidade automobilística enviou mensagens às equipes para evitar acidentes na última prova da temporada; leia mais

Max Verstappen pilotando o carro da RBR

Divulgação: X/Red Bull

Em uma tentativa de evitar possíveis riscos à segurança, o diretor de prova da FIA Niels Wittich proibiu manobras de ultrapassagem na saída dos boxes de Yas Marina, em Abu Dhabi.

A decisão ocorre após as tentativas de ultrapassagem de Max Verstappen durante os treinos de sexta-feira, que levantaram preocupações sobre a segurança do estreito túnel de saída dos boxes. As ações de Verstappen, embora não violassem os regulamentos, trouxeram à tona os perigos representados pelas ultrapassagens no espaço.

Para mitigar estes riscos e garantir um fim de semana de corrida seguro, Wittich implementou a proibição de ultrapassagens. Notas revisadas do evento enviadas às equipes na manhã de sábado pela FIA afirmaram o seguinte: “É proibido ultrapassar na saída dos boxes, a menos que um carro reduza a velocidade com um problema óbvio”.

No segundo treino livre de sexta-feira, uma longa bandeira vermelha causada por Carlos Sainz foi seguida por outra paralisação mais curta causada por Nico Hulkenberg da Haas. Com a contagem regressiva do relógio durante os períodos de bandeira vermelha, os pilotos tiveram menos de meia hora para realizar suas corridas na pista.

Quando a sessão foi reiniciada, Verstappen fez questão de pressionar, o que levou o piloto da Red Bull a tentar passar por um grupo de carros na saída dos boxes que ele considerou estar demorando e demorando muito. “Eles têm que se mover”, disse Verstappen depois de ultrapassar Lewis Hamilton e George Russell na seção.

“Eles estão todos dirigindo devagar. Quero sair porque temos pouco tempo e eles continuam dirigindo no meio. Quando tentei passar, tentaram me espremer na parede”, acrescentou o tricampeão.

Entretanto, as tentativas da FIA de resolver problemas de trânsito na qualificação criaram novos problemas, pois os pilotos exploraram a regra do tempo máximo de volta para criar lacunas na saída do pitlane, levando a mais congestionamentos.

Para amenizar isso, a FIA permitiu ultrapassagens na saída dos boxes durante o Grande Prêmio do Brasil, ma, como se vê, a solução também causou preocupações de segurança.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile