A princípio, a temporada de 2023 da Fórmula 1 iniciou com um certo “ar de repetição” das emoções vividas durante o último ano.
Entretanto, antes mesmo do campeonato começar, as alterações de pilotos em cada equipe movimentaram os bastidores da modalidade e fizeram, por exemplo, com que alguns nomes voltassem a figurar de forma competitiva na modalidade. Ou seja, não podemos descartar a possibilidade de surpresas na classificação final dos Mundiais de Pilotos e Construtores em 2023.
Dessa forma, nós do NasPistas preparamos um guia com todas as equipes que estão disputando a Fórmula 1 2023, assim como seus pilotos. Os chefes de equipe também foram lembrados em nossa lista. Vale ressaltar também que após o nome de cada piloto está sendo então informado seu número e sua nacionalidade.
Este guia tem o intuito de atualizar os amantes de Fórmula 1, mas também possui em sua parte final um resumo rápido e necessário para os iniciantes sobre a história e atualidade da modalidade, além do que aconteceu de mais importante durante a última temporada.
Dito isto, confira abaixo todas as 10 equipes e seus 20 pilotos que figuram nas pistas da F1 neste ano:
Todos as equipes e pilotos da Fórmula 1 2023
Red Bull Racing
- Chefe de equipe: Christian Horner
- Piloto 1: Max Verstappen (#1 / Países Baixos)
- Piloto 2: Sergio Pérez (#11 / México)
Scuderia Ferrari
- Chefe de equipe: Simone Resta
- Piloto 1: Charles Leclerc (#16 / Monaco)
- Piloto 2: Carlos Sainz (#55 / Espanha)
Mercedes F1
- Chefe de equipe: Toto Wolf
- Piloto 1: Lewis Hamilton (#44 / Reino Unido)
- Piloto 2: George Russell (#63 / Reino Unido)
Aston Martin
- Chefe de equipe: Otmar Szafnauer
- Piloto 1: Fernando Alonso (#14 / Espanha)
- Piloto 2: Lance Stroll (#18 / Canadá)
Alpine
- Chefe de equipe: Cyril Abiteboul
- Piloto 1: Esteban Ocon (#31 / França)
- Piloto 2: Pierre Gasly (#10 / França)
Willians
- Chefe de equipe: Frank Williams
- Piloto 1: Alex Albon (#23 / Tailândia)
- Piloto 2: Logan Sargeant (#2 / Estados Unidos)
Alfa Romeo
- Chefe de equipe: Frédéric Vasseur
- Piloto 1: Valtteri Bottas (#77 / Finlândia)
- Piloto 2: Zhou Guanyu (#24 / China)
McLaren
- Chefe de equipe: Andreas Seidl
- Piloto 1: Lando Norris (#4 / Reino Unido)
- Piloto 2: Oscar Piastri (#81 / Austrália)
Alpha Tauri
- Chefe de equipe: Franz Tost
- Piloto 1: Nyck Devries (#45 / Países Baixos)
- Piloto 2: Yuki Tsunoda (#22 / Japão)
Haas
- Chefe de equipe: Guenther Steiner
- Piloto 1: Kevin Magnussen (#20 / Dinamarca)
- Piloto 2: Nico Hülkenberg (#27 / Alemanha)
Sobre a Fórmula 1
A Fórmula 1 é a principal modalidade do automobilismo mundial, sendo disputada oficialmente desde 1950, apesar de já existir campeonatos parecidos com a primeira ideia desde 1931.
Após o fim da Segunda Gerra Mundial, em 1946, visando então reconstruir o automobilismo em todo o mundo, foi fundada a FIA(Fundação Internacional de Automobilismo). A organização criou desde então muitas formas de executar o automobilismo em diversas categorias, sendo a principal delas a “Fórmula Internacional”, que foi posteriormente intitulada como “Fórmula A”, até chegar no nome dado atualmente: a “Fórmula 1”.
Dessa forma, a primeira corrida oficial válida por um campeonato mundial da categoria, que tenha sido regulamentado pela FIA, ocorreu em 13 de maio de 1950 em Silverstone, no Reino Unido.
A última temporada da F1
Max Verstappen, piloto holandês da RBR, é o atual campeão da Fórmula 1, após vencer o campeonato em 2022. Max superou com folga alguns dos principais atletas da modalidade atualmente, como o vice-campeão Charles Leclerc, monegasco que corre pela Ferrari, além de seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que ficou com o terceiro lugar.
Por fim, outro nome superado pelo piloto da RBR na última temporada foi o de Lewis Hamilton, rival direto de Verstappen nos últimos anos. O heptacampeão da modalidade mais importante do automobilismo não fez uma de suas melhores campanhas e terminou apenas na 6ª colocação no Mundial de Pilotos.
Desta forma, a Red Bull Racing (RBR) terminou a temporada de 2022 com o título do Mundial de Construtores de 2022. A equipe austríaca superou assim com folga adversárias como a tradicional Ferrari, vice-campeã, e a terceira colocada Mercedes.
Atualmente, em 2023, temos então dez equipes disputando a categoria, brigando assim pelo Mundial de Construtores. Desse modo, cada uma dessas marcas escolheram uma dupla de pilotos para liderar seus dois carros.
Por fim, 20 atletas estão na disputa pelo Mundial de Pilotos deste ano. Destas duas dezenas de nomes, quatro deles já foram campeões de ao menos duas temporadas da Fórmula 1, foram eles:
Lewis Hamilton (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020);
Sebastian Vettel (2010, 2011, 2012 e 2013);
Fernando Alonso (2005 e 2006);
Max Verstappen (2021 e 2022).