Menu
in

Fórmula 1 adia decisão sobre aumentar zona de pontuação da categoria

Treino livre do GP do Japão Fórmula 1

Pilotos da Fórmula 1 disputam GP do Japão (Reprodução)

As equipes da Fórmula 1 adiaram a decisão sobre a mudança na estrutura de pontos até o final da temporada 2024, segundo publicou o site Motorsport.

Após um esforço de várias equipes para ampliar a atual estrutura de pontos para cobrir os 12 primeiros colocados das corrias, o tema foi colocado na agenda da reunião da Comissão de categoria na quinta-feira (25), com a presença da FIA, da Fórmula 1 e de todas as dez equipes.

Para que a mudança fosse concretizada, foi necessário o apoio de cinco das atuais equipes. Várias equipes menores foram a favor da mudança quando questionadas no Grande Prêmio da China do fim de semana passado, enquanto Christian Horner, da Red Bull, e Fred Vasseur, da Ferrari, também pareceram apoiar a moção ou pelo menos ser imparciais a ela, já que a proposta não afeta o topo.

Porém, na reunião da Comissão, foi acordado que era necessário mais tempo para analisar as implicações da mudança.

Com tempo para tomar uma decisão final e adotar o novo sistema nos regulamentos esportivos para 2025, foi acordado que não há pressa em fazer uma decisão rápida. Em vez disso, o assunto será conversado mais detalhadamente e colocado de volta na agenda da próxima reunião ainda este ano.

A ideia de expandir o sistema de pontos foi colocada de volta na agenda como resultado da hierarquia competitiva da Fórmula 1 em 2024, que viu um abismo entre as cinco primeiras e as cinco últimas equipes.

Salvo incidentes ou raros problemas de confiabilidade, as cinco principais equipes, que são Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes e Aston Martin, estão sempre à frente para para conquistar a maior parte dos pontos da temporada.

Equipes da parte de baixo da Fórmula 1 estariam lutando por “nada”

O resto do grid da Fórmula 1 está lutando por disputas na parte de baixo da classificação e não são recompensadas por vencerem seus rivais diretos, a menos que consigam romper o top-10.

A proposta, que manteria a atribuição de pontos para as sete primeiras posições como está agora, mas teria uma escala móvel mais gradual para um único ponto para a 12ª posição, daria a equipes como Haas, Visa Cash, Sauber, Williams e Alpine, mais para lutar na temporada. Após cinco corridas em 2024, as três últimas equipes ainda não conquistaram nenhum ponto.

Escrito por Matheus Camargo

Leave a Reply

Sair da versão mobile