Menu
in

Fórmula 1 confirma que realizará seis corridas Sprint em 2024

Fórmula 1 contará com seis etapas Sprint na próxima temporada com a manutenção de Interlagos e a adição de China e Miami

Fórmula 1

Reprodução/F1

A Fórmula 1 revelou que tanto a China quanto Miami sediarão corridas Sprint pela primeira vez como parte das seis etapas do formato em 2024.

Tendo sido inicialmente introduzido em apenas três eventos nos primeiros dois anos do formato, o calendário revisto do fim de semana voltará a incluir seis Grandes Prémios, como na temporada passada. Além disso, o Grande Prêmio da China está ausente do calendário da F1 desde 2019 devido à pandemia de Covid-19, mas foi incluído no calendário recorde de 24 corridas.

O retorno do Circuito Internacional de Xangai proporcionará uma corrida adicional aos espectadores, com o Autódromo Internacional de Miami também experimentando pela primeira vez a ação Sprint.

Enquanto isso, a F1 anunciou que Áustria, Austin, Brasil e Catar retornam da temporada passada para formar a lista mais recente de seis rodadas da Sprint para a próxima temporada. Interlagos acolhe uma corrida Sprint todos os anos desde a sua criação em 2021 e provou ser popular, enquanto o Red Bull Ring em Spielberg foi adicionado no ano seguinte.

Tanto o Circuito das Américas quanto o Circuito Internacional de Losail, que retornou ao calendário da F1 após uma aparição única em 2021, sediaram rodadas de Sprint na temporada passada. No entanto, o Circuito da Cidade de Baku, no Azerbaijão, e Spa-Francorchamps foram removidos da seleção e permanecerão no calendário como eventos de Grande Prêmio independentes.

A alteração do Sprint foi introduzida em 2021 como um meio de melhorar alguns finais de semana de Grande Prêmio, mas ajustes substanciais foram feitos nos anos seguintes em meio a críticas.

Além de aumentar o número de corridas Sprint a cada ano, a F1 também optou por estender as posições de pontos apenas dos três primeiros para incluir os oito primeiros colocados. Outras mudanças ocorreram este ano com a introdução de uma segunda sessão de qualificação, intitulada Sprint Shootout, no lugar do FP2, para separar as sessões de Sprint do Grande Prémio.

Mas o calendário revisto continuou a dividir opiniões após uma série de eventos monótonos que revelaram as tendências de desempenho dos carros antes do encontro principal de domingo. Essas mudanças ainda estão em consideração e a proposta final será submetida à Comissão da F1 em algum momento de janeiro, provavelmente no final do mês.

Calendário do Fórmula 1 Sprint em 2024

  • China – Circuito Internacional de Xangai (19 a 21 de abril)
  • Miami – Autódromo Internacional de Miami (03 a 05 de maio)
  • Áustria – Red Bull Ring (28 a 30 de junho)
  • EUA – Circuito das Américas (18 a 20 de outubro)
  • Brasil – Interlagos (01 a 03 de novembro)
  • Qatar – Circuito Internacional de Losail (29 de novembro a 01 de dezembro)

Escrito por Fabricio Carvalho

Jornalista baseado no Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre esportes nacional e internacional

Leave a Reply

Sair da versão mobile