Mesmo com a troca de alguns diretores, a Alpine continua sofrendo com problemas no começo da temporada 2024 da Fórmula 1. O francês Pierre Gasly abandonou o Grande Prêmio da Arábia Saudita na primeira volta após a largada. O piloto relatou vários problemas no carro.
“Definitivamente não foi o nosso fim de semana. Perdemos a sexta marcha, na volta de formação e tivemos um problema na caixa de câmbio. Por isso abandonei”, lamentou.
“Também encontrei alguns danos no carro depois da classificação. Isso provavelmente nos custou um avanço para o Q2. Foram dois dias difíceis para a equipe e lamento por todos”, acrescentou.
A Alpine é uma das quatro escuderias que ainda não pontuaram neste ano. Além dela, Williams, Kick Sauber e Visa RB estão zerados.
“Estamos passando por um momento muito difícil. Todos se esforçam e entregam muita energia. Infelizmente estamos perdendo”, reconheceu Gasly.
“Sabemos que precisamos melhorar o desempenho e entender mais o novo carro. Temos que encontrar soluções e coletar o máximo de dados possível. Isso é evidente”, analisou.
O outro titular da equipe, Esteban Ocon, terminou a corrida em 13° lugar. Ele também analisou.
“Penso que foi uma corrida muito oportunista da nossa parte. Acho que maximizamos o potencial. Chegamos ao 11° lugar, acho que até ao décimo virtualmente”, disse.
“Com todo o caos que havia, estávamos tentando nos posicionar e conseguimos, o que foi muito bom. Mas infelizmente ainda não foi rápido o suficiente”, admitiu Ocon.
O piloto também pediu que os colaboradores da Alpine mantenham o foco no trabalho.
“Precisamos nos manter firme e continuar pesquisando para encontrar mais desempenho no carro. Vou estar na fábrica para tentar descobrir algumas coisas até as próximas corridas”, finalizou.
Próxima etapa da Fórmula 1
A Alpine vai ter, praticamente, duas semanas para trabalhar o carro. A Fórmula 1 volta somente no dia 21 de março com a realização do Grande Prêmio da Austrália.
“Sabemos as melhorias que precisamos fazer. Mas temos que ser pacientes até algumas atualizações. Vamos nos concentrar imediatamente em Melbourne”, concluiu Gasly.
A agenda completa da prova é formada por três sessões de treino livre, um treino classificatório e a corrida. Veja o calendário:
- Treino livre 1 – 22h30 (horário de Brasília), quinta-feira (21 de março)
- Treino livre 1 – 2h (horário de Brasília), sexta-feira (22 de março)
- Treino livre 3 – 22h30 (horário de Brasília), sexta-feira (22 de março)
- Treino classificatório – 2h (horário de Brasília), sábado (23 de março)
- Corrida – 1h (horário de Brasília), domingo (24 de março)