A Red Bull oficializou a manutenção de Sergio Pérez até o fim da atual temporada de Fórmula 1. O mexicano estava cotado para ser substituído durante as férias. Entretanto, convenceu o alto escalação da equipe após disputar o Grande Prêmio da Bélgica.
Em entrevista concedida ao Speedweek, o conselheiro taurino, Helmut Marko, explicou a decisão.
“As próximas corridas serão realizadas nas pistas onde ele foi bom no ano passado. Confiamos nesta consistência”, iniciou.
“Ele teve boas atuações e foi muito rápido na última corrida. Ele começou em segundo. Pelos cálculos, o terceiro lugar era possível. Porém os pneus desgastaram mais rápido que os demais”, relatou.
De acordo com Marko, a quantidade de compostos disponíveis prejudicou Sergio Pérez.
“Nós tínhamos apenas dois conjuntos de pneus médios e um conjunto de pneus duros. Isso também foi um ponto muito importante”, disse.
O atual vice-campeão da Fórmula 1 tem 131 pontos na temporada 2024. Sergio Pérez está em 7° lugar no torneio entre pilotos.
“Ele precisa ser mais regular e não mais rápido. Considerando as alternativas, ele ainda é a nossa melhor solução”, garantiu Marko.
Decisão sobre Pérez foi técnica, segundo Marko
O mexicano significa um detalhe importante em termos de representatividade, uma vez que, com ele, a Fórmula 1 pode explorar um mercado alternativo.
De acordo com Helmut Marko, a empresa-dona do campeonato, Liberty Media, não interferiu na decisão.
“Esses relatos são falsos. Eles certamente querem que Pérez corra no país onde nasceu, mas nossa decisão não se baseou nos interesses da Liberty”, afirmou.
Futuro de piloto reserva
Liam Lawson é um dos pilotos reservas da marca de bebidas. Ele aparece nas transmissões de Fórmula 1 com alguma frequência. Marko falou sobre o futuro do competidor.
“Em setembro, vamos anunciar o que acontece com ele. Já está planejado que Lawson fará um teste em Ímola para ganhar mais experiência”, explicou.
Marko também disse que há equipes interessadas em contratá-lo. “Embora nossos concorrentes o queiram por empréstimo, não é possível”, continuou.
Red Bull considera novato para a Fórmula 1
Isack Hadjar foi elogiado por Marko. “Nosso piloto conquistou mais uma vitória na Fórmula 2. Está claro que ele tem potencial para correr na Fórmula 1”, concluiu.