A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta terça-feira (dia 23 de julho de 2024), a manutenção do atual sistema de pontos da Fórmula 1. De acordo com informações oficiais, a decisão foi “unânime”.
Discutiu-se a possibilidade de mais posições conquistarem pontos. A proposta, contudo, foi negada. Hoje, até o 10° colocado soma pontos.
Além disso, a FIA aumentou em dois quilos a massa mínima, tanto de pilotos (de 80 kg para 82 kg) como de carros (de 798 kg para 800 kg). A massa do veículo não considera o combustível. A nova regra será válida para 2025.
A entidade também confirmou que a Fórmula 1 vai ter uma pré-temporada maior a partir de 2026.
Atualmente, as escuderias têm três dias de testes. Os trabalhos serão aumentados para nove dias, divididos em três eventos.
A parte financeira também foi debatida. Custos relacionados às licenças-maternidade, paternidade, médica e entretenimento seguem fora do limite de teto de gastos.
“Os objetivos estratégicos gerais do regulamento de 2026 foram reiterados, estabelecendo que o objetivo principal é alcançar corridas rápidas e mais disputadas que continuarão a envolver e empolgar os fãs”, declarou a FIA.
“Foi fornecida uma atualização sobre o cronograma do Regulamento de 2026, abrangendo questões técnicas, esportivas, financeiras e ambientais, e que a colaboração contínua liderada pela FIA com todas as equipes estava no caminho certo para atingir os objetivos e se movendo na direção certa para a finalização do regulamento”, acrescentou.
“Após novas discussões durante os próximos comitês consultivos técnicos e esportivos, uma atualização sobre o Regulamento de 2026 relacionado a regulamentos esportivos e técnicos será apresentada no World Motor Sport Council em 17 de outubro. Uma reunião extraordinária da Comissão de F1 ocorrerá em 2 de outubro para discutir questões de 2026”, concluiu.
A reunião foi presidida pelo CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, e pelo diretor da entidade, Nikolas Tombazis, em Londres.