A Fórmula 1 oficializou, nesta sexta-feira (26), que puniu Max Verstappen e Yuki Tsunoda. A punição será aplicada na formação do grid de largada para o Grande Prêmio da Bélgica. O atual tricampeão mundial vai perder dez posições.
Nesse sentido, ele começa a prova, pelo menos, em 11° lugar, mas apenas se ele for pole position no treino classificatório que está marcado para este sábado (27), às 11h.
O holandês trocou o motor de combustão interno (ICE) pela quinta vez, o que é proibido pelo regulamento, uma vez que supera a quantidade permitida.
Tsunoda, por sua vez, vai iniciar a prova no final do grid. O japonês também vai para o quinto ICE, porém trocou mais peças como o turbocompressor, MGU-H e MGU-K.
O competidor da Visa RB também vai utilizar o terceiro armazenamento de energia diferente, além de outro conjunto de eletrônicos.
“De acordo com os regulamentos da Fórmula 1, caso um piloto utilize mais elementos da unidade de potência do que o número permitido, uma penalidade de posição no grid será imposta a ele no primeiro evento em que cada elemento adicional for usado”, informou o campeonato.
“Na primeira vez que a alocação de qualquer um dos sete elementos da unidade de potência for excedida, uma penalidade de 10 posições no grid será aplicada, e na segunda vez (e assim por diante) resultará em uma queda de cinco posições no grid”, acrescentou.
“Todas as penalidades no mesmo evento se aplicam de forma cumulativa e, se um piloto incorrer em uma penalidade que exceda 15 posições no grid, ele será obrigado a começar a corrida na retaguarda”, finalizou a categoria.
Fórmula 1 oficializa punições no GP da Bélgica
Verstappen lidera sessão de treino livre (TL)
O atual tricampeão da Fórmula 1 foi o mais rápido no TL1 do GP da Bélgica, mas caiu para terceiro, no TL2, após ser superado pela dupla titular da McLaren. Yuki Tsunoda ficou em 16° lugar no TL1 e caiu para a última posição, no TL2.