Depois de alguns rumores, a Fórmula 1 oficializou nesta sexta-feira (13) a extensão de vínculo no contrato com o GP de Spa-Francorchamps, da Bélgica, até a temporada 2025. Nos últimos anos, o tradicional circuito tem sido cotado para deixar o cronograma de provas da categoria, mas o histórico falou mais alto.
Spa-Francorchamps figura no calendário da Fórmula 1 desde a fundação da principal classe do automobilismo, em 1950. Com 7km de extensão, a prova é a maior do cronograma, sendo reconhecida por retas e curvas desafiadoras.
“Spa é sinônimo de Fórmula 1, tendo sido um dos circuitos em nossa primeira temporada e é muito querido por fãs e pilotos, por isso estou muito satisfeito em estender nosso relacionamento com eles até 2025”, afirmou Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1.
“O promotor fez grandes progressos nos últimos anos para melhorar a experiência e a infraestrutura dos fãs, e o trabalho está em andamento entre todas as partes interessadas, com um foco claro em oferecer corridas seguras e emocionantes. Gostaria de agradecer ao promotor e ao Governo de Valónia pelo seu apoio contínuo”, complementou o mandatário.
Geralmente, as renovações do GP da Bélgica costumam ser mais curtas no comparativo com as outras provas da categoria. Desde 2018, o circuito não teve extensões mais longas do que três anos. A última assinatura havia sido em 2022, com vínculo vigente apenas para essa temporada.
Para a próxima temporada, o GP da Bélgica será a 14ª etapa da Fórmula 1, a última antes da pausa tradicional de verão. No recorte de 1972 até os dias atuais, o circuito só não foi realizado nos anos de 2003 e 2006. Em 2021, a prova só contemplou a realização de uma volta, por conta da chuva torrencial que assolou as instalações.
A Fórmula 1 2023 retoma o seu calendário no próximo final de semana, com o GP de Austin, nos Estados Unidos. Com o título do Mundial de Pilotos e de Construtores já definidos, a disputa se concentra na formação do pódio destes pleitos.