Menu
in

General Motors estuda parceria com empresa inglesa para produção de motores para a Fórmula 1

A empresa norte-americana comunicou à categoria que fornecerá motores a partir da campanha de 2028; leia mais

Divulgação

A montadora norte-americana General Motors indicou à FIA que se tornará fornecedora de motores para a Fórmula 1 a partir da temporada de 2028, especificamente para a equipe de Andretti. Mas a GM nunca construiu motores de F1 antes, de modo que a empresa começará do zero absoluto.

Mas, segundo informa o GPblog, a General Motors, que quer trazer a marca Cadillac para a categoria, está considerando procurar ajuda externa. Seria da Ilmor, empresa de origem britânica, que tem uma rica história no automobilismo. Na década de 1990, a própria Ilmor atuava na Fórmula 1 como fornecedora de motores. Assim, sua unidade de potência poderia ser encontrada na traseira da Sauber e da Pacific. Eventualmente, a Ilmor foi adquirida pela Mercedes.

Após essa aquisição, porém, houve uma cisão chamada Ilmor Racing, cujo cofundador Mario Illien e Penske Racing são os dois proprietários. A empresa tem auxiliado a Honda no desenvolvimento de seus motores de Fórmula 1 nos últimos anos. Além disso, Ilmor é parceiro da Chevrolet na IndyCar. A Chevrolet faz parte da General Motors.

Enquanto isso, uma representação de Ilmor foi vista no paddock da F1. O GPblog perguntou à empresa sobre os rumores crescentes. “Não posso comentar sobre as ambições da Cadillacs”, respondeu Paul Ray, um dos dois CEOs da empresa.

Andretti e General Motors ainda estão esperando para ver se a Fórmula 1 permitirá que eles participem do grid. De qualquer forma, a General Motors já deixou bem claro que a aventura na categoria só será realizada ao lado da Andretti.

Escrito por Arthur Santos Eustachio

Atua como produtor de conteúdo para sites e mídias digitais. Escreve notícias sobre esportes em geral - hoje principalmente na área de automobilismo: Fórmula 1, MotoGP e Nascar. Já trabalhou na 365Scores e como administrador de páginas esportivas.

Leave a Reply

Sair da versão mobile