O GP da Bélgica reserva fortes emoções para Lewis Hamilton desde a largada, graças à possibilidade de um confronto direto com Max Verstappen. Apesar do britânico largar na 3ª posição, deve ter trabalho com o rival da RBR, que largará um pouco mais atrás, em 6º, neste domingo (30).
Isso porque, apesar do melhor tempo conquistado nas voltas de classificação, realizadas nessa sexta-feira (28), Verstappen sofreu uma punição e perdeu cinco posições no grid. O motivo foi o fato do piloto neerlandês exceder o limite de quatro trocas de caixa de câmbio.
Dessa forma, após fazer o quarto melhor tempo na classificação, Lewis Hamilton acredita que largar entre os três primeiros pode lhe ajudar na busca pelo pódio em Spa-Francorchamps.
No entanto, Hamilton valorizou o desempenho de Verstappen nesta sexta-feira: “No final, ainda ficamos bem distantes do Max, o que é impressionante, mas estou muito feliz com o resultado que obtivemos“; analisou o britânico, que também deixou claro que ter apenas dois carros o separando do atual líder da F1 não o tranquiliza, por mais que acredite que possa lutar pela ponta neste domingo.
“Acho que tenho Max atrás de mim, mas sim, esse seria o objetivo (brigar pelo pódio), é claro, quero perseguir esses caras“; almejou o heptacampeão de F1.
Lewis Hamilton larga atrás de Leclerc e Pérez
Com a punição de Max Verstappen, Charles Leclerc, da Ferrari, foi quem ficou com a pole position. Logo atrás do monegasco, vem o companheiro do “holandês voador” na RBR, Sérgio Pérez.
Lewis Hamilton, da Mercedes, fecha o “pódio provisório” deste fim de semana, sendo seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, Oscar Piastri, da McLaren, e o rival Max Verstappen, da Red Bull.
Confira então abaixo o grid de largada completo:
- Charles Leclerc (Ferrari) – 1m46s988
- Sergio Pérez (RBR) – 1m47s045
- Lewis Hamilton (Mercedes) – 1m47s087
- Carlos Sainz (Ferrari) – 1m47s152
- Oscar Piastri (McLaren) – 1m47s365
- Max Verstappen (RBR)* – PUNIDO
- Lando Norris (McLaren) – 1m47s669
- George Russell (Mercedes) – 1m47s805
- Fernando Alonso (Aston Martin) – 1m47s843
- Lance Stroll (Aston Martin) – 1m48s841
- Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – Q2
- Pierre Gasly (Alpine) – Q2
- Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – Q2
- Esteban Ocon (Alpine) – Q2
- Alexander Albon (Williams) – Q1
- Kevin Magnussen (Haas) – PUNIDO
- Guanyu Zhou (Alfa Romeo) – Q1
- Logan Sargeant (Williams) – Q1
- Daniel Ricciardo (AlphaTauri) – Q1
- Nico Hulkenberg (Haas) – Q1
Por fim, Lewis Hamilton e sua Mercedes voltam hoje (29) às pistas de Spa-Francorchamps, pela corrida sprint, que ocorrerá às 12h05 (horário de Brasília). Após isso, o grid da categoria se prepara então para largar às 10h (horário de Brasília) deste domingo (30), pela corrida principal do GP da Bélgica.