O GP da Espanha terá um novo palco daqui a três temporadas. Atualmente sediado em Barcelona, a corrida retornará à capital do país depois de mais de quatro décadas. Madrid receberá o evento da Fórmula 1 a partir de 2026, para um contrato de 10 anos.
A última vez em que o GP da Espanha ocorreu na cidade foi em 1981, no antigo circuito de Jarama. Logo após a etapa acontecer em Jerez de La Frontera, o Grande Prêmio se transferiu para a Catalunha em 1991.
Conforme o jornal espanhol El Mundo, um novo autódromo será construído nos arredores de Ifema e Valdebebas, dentro dos limites de Madrid. A Fórmula 1 deverá realizar o anúncio oficial da mudança do local do GP da Espanha nos próximos dias.
GP da Espanha deverá acontecer em Barcelona até 2025
As negociações já ocorriam há alguns meses e a organização terá um investimento total de capital privado. A estimativa é que o impacto econômico seja de 500 milhões de euros anuais. Já os valores calculados para a construção da nova pista são de 100 milhões de euros.
“O percurso de cinco quilómetros girará em torno dos pavilhões do recinto de feiras, com a linha de partida em frente à fachada do edifício principal. Depois cruzará a M-11 em direção a Valdebebas, circulando paralelamente à Cidade Desportiva Real Madrid e depois pelo terreno onde se encontra há vários anos o festival Mad Cool, para regressar novamente aos pavilhões”, descreve o El Mundo.
Além da corrida, o GP da Espanha em Madrid também deve proporcionar um grande evento repleto de música e gastronomia, além de exaltar os costumes da capital.
A organização descarta duas corridas simultâneas no país, como ocorreu entre 2008 e 2012 com as corridas em Barcelona e em Valência, sendo esta sediando o GP da Europa. O circuito de Barcelona-Catalunha em Montmeló ainda deverá ser o palco do Grande Prêmio da Fórmula 1 em 2024 e 2025.